A transição entre a infância e adolescência gera algumas dúvidas em pais de meninas. Afinal, quando é o momento ideal para a primeira consulta ginecológica?
Segundo o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior não há uma idade especifica, mas o momento recomendado é no início da adolescência, com a chegada da primeira menstruação e é muito importante os pais ou responsáveis alertarem sobre a importância de se ter um médico de confiança para acompanhar essa evolução antes da vida sexual.
A presença dos pais na primeira consulta é recomendada até para que a mãe ou responsável conheça o médico e responda algumas questões relacionadas a doenças na infância, os hábitos, doenças na família e histórico de câncer de mama, mas após transmitir essas informações é importante deixar a adolescente a vontade durante a consulta, lembrando que a presença da mãe em certos casos pode fazer com que a filha não tire suas dúvidas pelo fato de ter um responsável durante a consulta.
A primeira consulta geralmente é mais um bate-papo onde o médico explica como funciona toda a anatomia da mulher para que a paciente conheça seu próprio corpo, entenda o funcionamento do ciclo menstrual e lide bem com as questões de sexualidade no futuro.
De acordo com especialista, questionamentos como qual o absorvente ideal e o mito de não poder usar absorvente interno em quem ainda não teve relações sexuais são algumas das questões mais comuns levantadas pelas adolescentes em consultório.
Mesmo sem ter iniciado a vida sexual, a paciente deverá ser examinada, será avaliado o peso, altura, deve ser realizado exame nas mamas, verificando se há alguma alteração em sua formação; no abdômen, analisando se o volume está normal e na vulva, observando o desenvolvimento da região.
Após a primeira consulta, o ideal é a paciente retornar ao médico caso sinta algum desconforto na região íntima, tenha dores ou qualquer alteração no ciclo menstrual e logicamente quando iniciar a atividade sexual, onde passa a ser necessário o acompanhamento anual onde o especialista vai indicar o melhor método contraceptivo além do uso do preservativo e irá avaliar questões clinicas com exames mais aprofundados como papanicolau e ultrassom.