“Lei de Gérson
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Segue a Lei de Gérson a pessoa que “gosta de levar vantagem em tudo”, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com a ética. A expressão originou-se em uma propaganda, de 1976, para os cigarros Vila Rica, na qual o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol era o protagonista. Embora tenha sido um dos maiores craques da história do futebol mundial, Gérson sempre foi um jogador polêmico.

A propaganda dizia que esta marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e Gérson dizia no final:«Você também gosta de levar vantagem em tudo, certo?»

Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao reclame, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson. Também é conhecida como a lei Brasilis.

Este ideal subjacente à “lei de Gerson” é, indiscutivelmente, um dos valores mais arraigados à cultura brasileira. Embora nem sempre verbalizado, a valorização e a mitificação desta “lei”, do conceito de malandragem, do uso de “pistolões”(Br.) ou de “cunhas” (Pt.) são aqueles dos comportamentos socialmente condicionados que em grande parte levam o Brasil a manter-se tão imaturo cultural, política e socialmente. A forma como se dá a política brasileira, tão mal falada, antes de ser a causa dos problemas brasileiros, é, senão exclusivamente, ao menos simultaneamente conseqüência de valores tão maléficos.”

No final de semana passada conversando com alguns amigos, fiquei sabendo de uma nova forma de extorsão que ronda a nossa cidade que um dia já foi maravilhosa, o policial ao parar o motorista, quando pede para que abaixe a janela do carro, o comprimenta dizendo o seu nome, ou seja, ele já puxou a ficha do veículo e sabe que o mesmo está irregular.

Um dos casos foi que ao ser parado por estar com a vistoria vencida, o policial foi explicando que a multa seria de mais de R$400 e o reboque mais R$180 e que poderia “aliviar”, cobrando apenas o reboque, já que ao parar o veículo o mesmo era acionado imediatamente.

Das duas uma, ou o cidadão deixa o carro ser apreendido por estar em situação irregular, paga a multa, paga a vistoria e transita com o veículo de acordo com a lei, ou paga para ser “aliviado”, concorda com a corrupção/extorção e assina em baixo.

Para que isso não ocorra, para que possamos mudar a forma como tudo é resolvido nesse país, aqui vai a dica para quem é do Rio:

Vistoria / Veículos de Passeio
Vistoria / Veículos de Carga
Vistoria / Moticicleta

Para os outros estados:
Detran AL
Detran AM
Detran AP
Detran BA
Detran CE
Detran DF
Detran ES
Detran GO
Detran MA
Detran MG
Detran MS
Detran MT
Detran PA
Detran PE
Detran PI
Detran PR
Detran RN
Detran RR
Detran RS
Detran RO
Detran SC
Detran SE
Detran SP
>Detran TO

O site do Detran da Paraíba não estava funcionando no momento em que escrevi o post.

Aos 30&Alguns acho que o povo brasileiro deve esquecer a lei de Gerson para não ter que sujar mais a nossa história, como reclamar dos políticos e seguir o mesmo caminho?

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com