Atualmente fala-se muito em Mindfulness e meditação, mas Alexis Carrel, vencedor do prêmio Nobel de Medicina, já no século XX defendia a oração e a organização dos pensamentos, como uma forma de medicina curativa e muito eficiente. No livro Oração – Poderes e Efeitos, pela Mantra, a intenção do autor é demonstrar os benefícios da reza para pacientes em recuperação.
Além de definir a oração, como, onde e quando orar e qual o poder, efeito e resultado que a envolve, o autor discorre sobre o aspecto medicinal desta prática. A busca está em compreender o âmbito psicobiológico e, apesar de presenciar a cura espontânea de uma paciente com peritonite tuberculosa, doença que envolve um tratamento cirúrgico, Carrel nunca utilizou o termo “milagre”.
Em suma, a tese defendida pelo escritor é que a oração evita vibrações desorganizadas da mente, proporciona alívio, conforto e forças para se passar por qualquer experiência. Faz com que o indivíduo se mantenha em um ambiente calmo, revitalizante e benéfico, e desta forma, acarreta paz interior e exterior, harmonia e realização espiritual. Consequentemente, uma saúde melhor.
Quando a oração é habitual e realmente ferverosa, sua influência fica muito clara. Ela é, de certo modo, comparável à influência de uma glândula de secreção interna, como a tireóide ou suprarrenal, por exemplo. Trata-se de uma espécie de transformação mental e orgânica. – Alexis Carrel
O que difere esta de outras obras sobre o mesmo tema é a voz de um médico que acredita no inegável poder curativo da oração.
Ficha técnica:
Editora: Mantra
Preço: R$ 29,00
ISBN: 9788568871027
Edição: 1ª edição, 2015
Tradução: Evelyn Tesche
Tamanho: 21×14 cm
Número de páginas: 80