miopia

Miopia, hipermetropia e astigmatismo: o que são e como tratar

Uma pessoa com visão normal os raios de luz passam normalmente pela córnea e quando chegam até a retina se transformam em um mesmo ponto para formar a imagem com nitidez. Quando esse processo não acontece da forma correta, causa a distorção da imagem para perto ou para longe.

Alguns problemas comuns de visão como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, podem surgir logo após o nascimento, devido a um trauma ou lesão ou por causa do envelhecimento natural do organismo.

O que é miopia?

A miopia é um problema oftalmológico que ocorre quando a imagem é formada antes da retina fazendo com que o olho humano tenha dificuldades para focar na imagem de objetos mais distantes,ou seja, faz com que a pessoa não enxergue de longe.

Quando a pessoa vê claramente apenas objetos localizados a poucos centímetros de distância, tendo dificuldade de enxergar nitidamente objetos que estejam mais distantes, recomenda-se o uso de lentes divergentes mais grossas na borda e mais finas ao centro, para fazer com que o foco seja ajustado e a imagem formada diretamente na retina.

miopia

A visão por ser embaçada a distância e dificultar a identificação de objetos e paisagens afastados, parece melhorar quando o indivíduo fecha um pouco os olhos. Se a miopia não for corrigida devidamente pode acabar provocando dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular.

O aumento no diâmetro do globo ocular que torna difícil focalizar no dia a dia sem o uso de óculos de grau ou lentes de contato.

O que é hipermetropia?

A hipermetropia ocorre quando a luz se converge atrás da retina, tornando difícil enxergar de perto causando uma visão embaçada mais para perto, queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.

A hipermetropia pode diminuir ao longo dos anos.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo ocorre por imperfeições no cristalino ou na córnea. Uma córnea ou uma lente do olho não é simétrica, fazendo com que a pessoa apresente uma visão embaralhada e distorcida independentemente da distância,ou seja, tanto para perto quanto para longe, a imagem fica borrada.

O olho de uma pessoa com astigmatismo possui múltiplos pontos focais, funciona como se a imagem fosse formada em diversos pontos do globo ocular, tanto antes quanto depois da retina e pode causar dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival (olho vermelho).

É possível ter mais de um problema no olho?

É possível ter astigmatismo e miopia  no mesmo olho, assim como também é possível ter hipermetropia e  astigmatismo, mas nunca miopia e a hipermetropia no mesmo olho já que ambos os problemas são relacionados ao tamanho do olho e ao lugar em que a imagem se forma dentro dele.

Também pode acontecer da pessoa ter miopia e astigmatismo em um dos olhos, e hipermetropia e astigmatismo no outro.

Astigmatismo e Miopia – impossibilitam a pessoa de conseguir enxergar claramente tanto de perto quanto de longe. Porém, a dificuldade para enxergar de perto é menos perceptível, sendo que a visão de objetos mais distantes fica mais borrada e embaçada. Em geral, os problemas surgem conjuntamente em pessoas que possuem córnea muito curva ou que têm o globo ocular mais longo, além do comprimento comum.

Como corrigir a miopia, a hipermetrofia e o astigmatismo?

Tanto a miopia quanto a hipermetrofia e o astigmatismo podem ser corrigidos com o uso de óculos (lentes convergentes), lentes de contato ou cirurgia.

miopia

Astigmatismo – indicado usar lentes cilíndricas ou tóricas, para ajustar os focos e o eixo da visão.

Astigamatismo e Miopia – indicado usar óculos de grau ou lentes de contato adaptados para corrigir ambos os problemas. É possível realizar cirurgias refrativas, que solucionam os dois problemas de vista de forma eficaz, definitiva, e ao mesmo tempo.

Hipermetropia – indicado usar óculos, lentes de contato ou a partir dos 20 anos fazer uma cirurgia através de laser (LASIK). Ainda pode ser corrigida com a utilização de lentes intra-oculares consoante as condições anatómicas do globo ocular.

Quem estiver localizado na região de Jacareí, pode procurar a MultiÓtica, ótica em Jardim Pereira do Amparo-SP para encontrar lentes e armações de qualidade, além de realizar o orçamento de óculos com o especialista e ganhar um cupom de desconto de R$30.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.