Monodieta Cósmica se baseia nos 7 dias de criação do mundo
O início da digestão é marcado pela mastigação, onde há a transformação de grandes partes de alimentos em pedaços menores, que juntamente com a produção de saliva os prepara para que possam ser digeridos no estômago.
Com objetivo de preservar a natureza humana e seu processo digestivo, o cirurgião dentista Rogério Pavan, em parceria com o Doutor Ernesto Furlan, idealizou a Monodieta Cósmica, uma dieta simples, que pode ser realizada com facilidade e ainda trazer muitas vantagens tanto para o corpo como para a dentição.
Baseada nos 7 dias de criação do mundo para compor a alimentação da semana, a Monodieta é uma alternativa que contempla o perfil de dentição do homem, que é muito privilegiada, pois agrupa dois tipos de dentes – carnívoros e herbívoros – que atuam no processo de mastigação, que quando feita de forma rápida e urgente, não auxiliam o processo de digestão que começa pela boca.
“Utilizada para casos de desintoxicação e até mesmo de emagrecimento, essa alternativa defende que o correto é beber os sólidos e mastigar os líquidos, ou seja, transformar os sólidos e os líquidos em pastosos. É muito importante que se mastiguem os líquidos, pois só assim é possível que a enzima da saliva atue; além do mais, todo o processo de salivação nada mais é que um preparo do alimento para que este possa ser mais digerido no estômago e no intestino delgado. Além disso, a mastigação de forma correta traz benefícios na musculatura da mandíbula e previne distúrbios e alterações na arcada dentária”, explica doutor Pavan, que há mais de 25 anos estuda a arcada dentária e sua relação com o equilíbrio físico, energético e esquelético do corpo humano.
Seguindo os princípios naturais a dieta privilegia um tipo de alimento de cada vez para que cada nutriente atue de forma plena no organismo.
Confira:
1º Dia: A dieta traz a ingestão dos minerais, que seriam as raízes, o princípio de qualquer vegetal na terra. Nesta primeira fase entram alimentos como mandioca, cenoura, batata, rabanete, batata-doce, gengibre, mandioquinha, beterraba e muitos outros que representam a vitamina A.
2º Dia: É hora do consumo de vegetais, os caules, compostos pelo repolho, couve-flor, o brócolis, o salsão, a acelga, o palmito, erva-cidreira, que seriam a vitamina B.
3º Dia: Entram todos os tipos de folhas, sendo a maioria de cor verde escura, como o almeirão, a rúcula, a alface, o agrião, o espinafre, a couve, hortelã, erva-mate, boldo-do-chile, etc, que seriam a fotossíntese, fonte de oxigênio.
4º Dia: No momento que o vegetal está adulto, vai produzir as sementes, os grãos e as frutas, sendo as mais conhecidas o arroz integral ou branco, feijão, o grão-de-bico, lentilha, ervilha, milho, laranja, maçã, pera, banana, mamão, melão, frutas em geral, que seriam as fontes de vitamina C.
5º Dia: Entram os peixes e frutos do mar, que seriam as vitaminas D. Como complemento a eles podem consumir também amêndoas e nozes. Exemplo: filé de pescada, camarão, polvo, badejo, pintado, lulas, mariscos, cação, avelãs e castanhas.
6º Dia: É a vez das carnes brancas ou vermelhas, fontes de aminoácidos, entram a carne de vaca, de porco, de galinha, de cabrito, de carneiro, etc.
7º Dia: Deve-se fazer jejum apenas com água, pois para a criação, o sétimo dia é o do descanso; portanto, deve-se descansar o organismo. Em caso de fome alimentar-se de sucos ou chás.
Pode-se tomar água em abundância, mas não é permitido beber café pela manhã nem durante o dia, a não ser quando este fizer parte da dieta, como acontece no dia dos grãos.
Devem-se utilizar os temperos básicos, como azeite, sal, vinagre ou limão para temperar as saladas.
Pode-se comer a quantidade que desejar, desde que dos alimentos permitidos no dia.
É muito importante que se mastiguem bem os alimentos e em hipótese alguma deve-se fritá-los.
“Vale ressaltar que a Monodieta Cósmica é uma dieta esporádica e que deve ser feita a cada 2 meses”, finaliza o especialista.
* Artigo enviado pela assessoria de imprensa do Dr. Rogério Pavan