Uma pesquisa do IBOPE e do Instituto Trata Brasil , que ouviu 1008 pessoas moradoras de 79 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes, revelou que 31% da população entrevistada não sabe o que é Saneamento Básico.
O Saneamento Básico engloba vários fatores, como tratamento e abastecimento de água, disposição, canalização e tratamento de esgotos, coleta e tratamento de resíduos orgânicos e materiais, limpeza das vias pública, ou seja, fatores que estão intimamente relacionado ás condições de saúde da população.
A pesquisa revelou que 1 em cada 5 domicílios (20%) consultados declarou que não estava ligado à rede pública de esgoto, dos entrevistados que não têm acesso à rede de esgoto, 23% estudaram somente até o Ensino Fundamental, 17% possuem o Ensino Médio e apenas 10% cursaram o Ensino Superior.
Pouco mais de ¼ dos entrevistados (28%) afirmaram desconhecer o destino do esgoto de sua cidade, aproximadamente 22% acreditam que os resíduos vão para uma estação de tratamento; 32% acreditam que o esgoto das casas segue direto para os rios.
Cerca de 1/3 dos entrevistados já vivenciou ou conhece alguém que já teve problemas relacionados ao esgoto, lógicamente que a leptospirose (popularmente conhecida como “doença de ratos”), é o maior problema dentre os vários que podem ocorrer, apontados espontaneamente por praticamente 64% dos entrevistados, seguido de diarreia (42%), doenças de pele (28%), viroses (21%), vômito (25%) e febre (21%).
Os mais satisfeitos com a situação do tratamento de esgoto, são os entrevistados da região Sul (56%), do interior (57%) e com renda familiar entre 2 e 5 salários mínimo. Já os mais insatisfeitos são os mais escolarizados (31%), os da região Nordeste (46%), das cidades de médio porte (37%), mais pobres (36%) e moradores de favelas (47%).
Aos 30&Alguns, particularmente, acredito que parte de muito esgoto em áreas litorâneas acaba indo parar no mar, em outras áreas no rios, como um dos exemplos temos o Tietê, entre tantos outros espalhados pelo Brasil. Com tantos problemas relacionados ao saneamento básico, será que na hora de votar alguém lembra da importância que ele tem no nosso dia-a-dia?
via: TrataBrasil