O Governo japonês está convocando a população a repensar sobre atitudes suicídas, num esforço de desatar séculos de pressão social e tradição. A prática, do suicídio leva mais de 90 japoneses diariamente e segundo o governo não deve mais ser vista como “uma maneira honrada de morrer” mas como um ato de desespero e talvez de evitar a miséria.
O Governo publicou uma cartilha contrária ao suicídio, que inclui um plano de nove passos para transformar a maneira como é considerado e tratado. As medidas incluem treinamento de mais conselheiros e assistência via telefone.A cartilha tenta informar mais sobre as causas que levam ao suicídio, sinais de uma tentativa iminente. Ainda mostra que segunda-feira é o dia mais possível para ocorre o suicídio.
As fontes de governo contaram a The Times que o documento pode ser visto como evidência que depois de décadas de inércia, o Japão finalmente começou a ficar envergonhado com o índice de suicídio extraordinariamente alto, (9º lugar no mundo). O governo espera reduzir o índice atual de aproximadamente 32.000 suicídios por ano em 20% na próxima década.
fonte: Digg e Times Online