Conheça as propriedades nutricionais do tomate e como elas podem melhorar a sua saúde e prevenir doenças
O tomate é um alimento saudável, saboroso e versátil, que traz muitos benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, vitaminas A, B, C, K e minerais, como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro, o tomate tem poucas calorias e pode ser encontrado em diversas formas, como em molhos, saladas, sucos, sopas, ketchup e pastas. O potássio presente no tomate está associado à saúde do coração e à função nervosa e muscular adequada. Além disso, o tomate industrializado traz benefícios cardiovasculares em longo prazo, graças aos antioxidantes presentes nesse formato.
O licopeno, carotenoide que dá a cor vermelha ao tomate, é o grande destaque nutricional. Atua como poderoso antioxidante no organismo e reduz o risco de doenças cardíacas, pois diminui a peroxidação lipídica, resultando em níveis reduzidos de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos. O licopeno pode promover a saúde óssea e ajudar a prevenir o desenvolvimento da osteoporose, além de reduzir o risco de câncer de próstata, pulmão, estômago, pâncreas, cólon e reto, esôfago, cavidade oral, mama e colo do útero.
O consumo de tomate na alimentação também ajuda a promover uma digestão suave, um volume de fezes saudável e regular, e ainda reduz o risco de AVC e doenças neurológicas, incluindo a doença de Alzheimer. Estudos sugerem que o teor de licopeno nos tomates pode ajudar os que sofrem de asma, pois reduz a inflamação pulmonar e a asma induzida por exercícios.
A Tomate BR é uma entidade exclusivamente dedicada ao fruto, criada para levar aos consumidores informações claras e precisas sobre a importância do produto. Além disso, ela informa sobre os problemas enfrentados desde o plantio até a colheita e comercialização, a fim de conscientizar e valorizar ainda mais o consumo do produto.