O que você irá produzir?
Antes de iniciar qualquer projeto cinematográfico, é importante ter em mente qual o formato que será utilizado na produção do filme.
FORMATOS
Abaixo alguns formatos foram listados
- Documentário: Pode ser apresentado através de entrevistas, imagens, arquivos. É o oposto da ficção, mais relacionado à realidade. Pode contar a história da vida de alguém, a descoberta de algo (como doença e cura), ser relacionado a tópicos específicos (nacionalidade, patriotismo, racismo, pobreza,etc).
- Curta Metragem: Geralmente o tempo de duração é de no máximo 30 minutos. Tanto pode ser ficção como a história da vida de alguém ou de alguma descoberta, mas representado por atores (reencenação do fato ocorrido).
- Longa Metragem: Geralmente mínimo de duração 56 minutos, pode ser ficção ou a história da vida de alguém ou de alguma descoberta, mas representado por atores, reencenação do fato ocorrido.
- Animação: Desenho pode ser produzido e montado através de computação gráfica ou de forma tradicional como os antigos anime japoneses. Pode ter longa ou curta duração. O longa e o curta podem ainda ser categorizados para fins comerciais em aventura/ação, comédia, drama, terror, suspense, ficção científica, romance, docudrama e musical.
GÊNEROS
Abaixo alguns gêneros foram listados
- Ação
- Animação
- Aventura
- Cinema mudo
- Comédia
- Drama
- Faroeste
- Ficção Científica
- Musical
- Policial
- Pornográfico
- Romance
- Suspense
- Terror
Como escolher o que produzir?
Como o cineasta decide qual filme deseja produzir?
A história pode ser sobre qualquer assunto, sobre a vida de alguém, ecologia, política, etc. Algo toca o seu coração e faz com que produza um filme relacionado ao tema. Para que a idéia se transforme em um filme, é necessário ter uma base sólida formada por pesquisas e dados.
A primeira decisão a tomar será se a idéia é tão substancial quanto se havia imaginado na primeira vez. Isso ajudará a ter forças para levar o projeto em frente ou para desistir de vez.
O método mais fácil é fazer a seguinte pergunta: “Alguém já criou um filme como este?”.
O cineasta deve procurar por títulos e descrições de filmes, programas similares à idéia da história que deseja contar. Pesquise tudo sobre estes filmes e programas (leia artigos) e tente assisti-lo(s). Familiarize-se. Isto será importante (principalmente se a outra obra for famosa), pois provavelmente pessoas farão comparações.
Após analisá-lo, poderá chegar as seguintes conclusões:
- Este tema será mais atualizado
- Os outros programas/filmes abordaram o tema de forma diferente (ex: era um curta metragem e o que pretende produzir será um longa metragem)
- O filme será direcionado para um público alvo diferenciado dos demais (ex: o tema foi direcionado para adultos e este projeto em especial focará em crianças)
- Novo ângulo do tema (anteriormente teve um foco global e este projeto terá um foco regional)
Não assuma a posição de que todas as pessoas irão assisti-lo.
Caso não saiba qual o público alvo, tenha em mente:
- Qual será o conteúdo
- Quem não irá gostar (assim já exclui uma parcela do público)
- O conteúdo será apropriado para menores de idade? (qual idade, qual a linguagem que será utilizada, qual o tempo de duração).
- Localização geográfica
- Raça
- Sexo
- Renda
- Estilo de vida
- Ocupação
- Afiliação Política
- Religião
Saber qual o público alvo ajudará, a saber, qual distribuidor contatar, qual será a estratégia de marketing utilizada e principalmente qual o número aproximado de espectadores que provavelmente irão assistir ao filme.
Qual será o público mais lucrativo e fácil de atingir?
Caso o público alvo seja formado por uma parte menos abastecida monetariamente da sociedade, tenha em mente a necessidade de criar cópias gratuitas do filme ou um plano de marketing que seja acessível a essas pessoas.
*trecho do livro Guia Prático do Cineasta Independente de Veridiana M. Serpa