Pensando em cinema: o que você irá produzir?

O que você irá produzir?

Antes de iniciar qualquer projeto cinematográfico, é importante ter em mente qual o formato que será utilizado na produção do filme.

FORMATOS

Abaixo alguns formatos foram listados

  • Documentário: Pode ser apresentado através de entrevistas, imagens, arquivos. É o oposto da ficção, mais relacionado à realidade. Pode contar a história da vida de alguém, a descoberta de algo (como doença e cura), ser relacionado a tópicos específicos (nacionalidade, patriotismo, racismo, pobreza,etc).
  • Curta Metragem: Geralmente o tempo de duração é de no máximo 30 minutos. Tanto pode ser ficção como a história da vida de alguém ou de alguma descoberta, mas representado por atores (reencenação do fato ocorrido).
  • Longa Metragem: Geralmente mínimo de duração 56 minutos, pode ser ficção ou a história da vida de alguém ou de alguma descoberta, mas representado por atores, reencenação do fato ocorrido.
  •  Animação: Desenho pode ser produzido e montado através de computação gráfica ou de forma tradicional como os antigos anime japoneses. Pode ter longa ou curta duração. O longa e o curta podem ainda ser categorizados para fins comerciais em aventura/ação, comédia, drama, terror, suspense, ficção científica, romance, docudrama e musical.

GÊNEROS

Abaixo alguns gêneros foram listados

  1. Ação
  2. Animação
  3. Aventura
  4. Cinema mudo
  5. Comédia
  6. Drama
  7. Faroeste
  8. Ficção Científica
  9. Musical
  10. Policial
  11. Pornográfico
  12. Romance
  13. Suspense
  14. Terror

Como escolher o que produzir?

Como o cineasta decide qual filme deseja produzir?

A história pode ser sobre qualquer assunto, sobre a vida de alguém, ecologia, política, etc. Algo toca o seu coração e faz com que produza um filme relacionado ao tema. Para que a idéia se transforme em um filme, é necessário ter uma base sólida formada por pesquisas e dados.

A primeira decisão a tomar será se a idéia é tão substancial quanto se havia  imaginado na primeira vez. Isso ajudará a ter forças para levar o projeto em frente ou para desistir de vez.

O método mais fácil é fazer a seguinte pergunta: “Alguém já criou um filme como este?”.

O cineasta deve procurar por títulos e descrições de filmes, programas similares à idéia da história que deseja contar. Pesquise tudo sobre estes filmes e programas (leia artigos) e tente assisti-lo(s). Familiarize-se. Isto será importante (principalmente se a outra obra for famosa), pois provavelmente pessoas farão comparações.

Após analisá-lo, poderá chegar as seguintes conclusões:

  • Este tema será mais atualizado
  • Os outros programas/filmes abordaram o tema de forma diferente (ex: era um curta metragem e o que pretende produzir será um longa metragem)
  • O filme será direcionado para um público alvo diferenciado dos demais (ex: o tema foi direcionado para adultos e este projeto em especial focará em crianças)
  • Novo ângulo do tema (anteriormente teve um foco global e este projeto terá um foco regional)

Não assuma a posição de que todas as pessoas irão assisti-lo.

Caso não saiba qual o público alvo, tenha em mente:

  • Qual será o conteúdo
  • Quem não irá gostar (assim já exclui uma parcela do público)
  • O conteúdo será apropriado para menores de idade? (qual idade, qual a linguagem que será utilizada, qual o tempo de duração).
  • Localização geográfica
  • Raça
  • Sexo
  • Renda
  • Estilo de vida
  • Ocupação
  • Afiliação Política
  • Religião

Saber qual o público alvo ajudará, a saber, qual distribuidor contatar, qual será a estratégia de marketing utilizada e principalmente qual o número aproximado de espectadores que provavelmente irão assistir ao filme.

Qual será o público mais lucrativo e fácil de atingir?

Caso o público alvo seja formado por uma parte menos abastecida monetariamente da sociedade, tenha em mente a necessidade de criar cópias gratuitas do filme ou um plano de marketing que seja acessível a essas pessoas.

*trecho do livro Guia Prático do Cineasta Independente de Veridiana M. Serpa

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn