PERFÍDIA

PERFÍDIA ONLINE 2021 – Festival de Performance e Novas Mídias

Até 30 de maio o Festival de Performance e Novas Mídias (PERFÍDIA) estará online em plataforma desenvolvida exclusivamente para o evento

PERFÍDIA – Festival de Performance e Novas Mídias é uma mostra híbrida multilinguagens, que contempla as integrações possíveis entre as artes da presença (teatro, dança, performance, música ao vivo, intervenções urbanas, instalações) e as artes digitais (vídeo, som eletrônico, luz, projeções, videomappings, circuit bendings, softwares interativos, games, aplicativos, audiotours, realidade virtual, realidade aumentada).

Para a sua primeira edição online, os realizadores Luciana Ramin e Otávio Oscar selecionaram artistas, coletivos e projetos que dialogassem com a provocação paródica “o artista não está presente”. A curadoria buscou proposições que investigam as relações entre arte, tecnologias virtuais e corpo, principalmente no que diz respeito ao corpo do espectador ou participante da ação.

Assim, durante 38 dias, o público terá acesso à uma plataforma virtual exclusiva, espécie de jogo imersivo onde as obras serão apresentadas. Para entrar, basta acessar o site da plataforma Perfídia e seguir as orientações. A construção de um espaço digital se dá como forma de estímulo à experiência imersiva do espectador.

hub – uma mistura de sala de bate-papo com VR (realidade virtual) – construído pela equipe do PERFÍDIA propõe um engajamento do público diferente do que geralmente se vê nas obras online. A experiência se situa na fronteira híbrida que interessa ao festival, entre o presencial e o digital, visto que o espectador será convidado a entrar e passear por um “lugar” virtual, onde diversas salas receberão as ações de artistas e coletivos selecionados.

Ao entrar no hub do festival, você deverá escolher um avatar, um “outro corpo”, para estar presente e vivendo a experiência. Dentro do espaço, o público se encontrará de forma semelhante ao que aconteceria no foyer de um teatro ou na entrada de uma galeria, podendo conversar por voz e também via chat de texto.

O Festival PERFÍDIA carrega em sua premissa a busca por zonas híbridas da criação artística, o que é facilmente verificado na diversidade da programação de sua primeira edição online. Serão cerca de trinta ações espalhadas por salas no espaço virtual do hub e organizadas em categorias que abarcam de videoperformances à instalações virtuais, passando por audioguias e web art, além de oficinas virtuais ministradas no _perfídiaLAB, programação infantil no _perfidinha, festas via videoconferência no _perfídiaMUSIC e as salas do _perfídiaCOLAB, onde artistas e coletivos desenvolveram, em parceria, projetos inéditos.

Na programação, estão presentes obras de nove estados brasileiros, além das instalações em 360º do coletivo francês ARCAAN. Dentre os trabalhos mais aguardados do PERFÍDIA ONLINE está o GAMEART_VIRTUALIZADO, em desenvolvimento pelo artista manauara John Sabbat.

O Festival PERFÍDIA quer trazer para o centro da discussão o uso das novas tecnologias na construção de narrativas, corporalidades, experiências sensíveis e abordagem de temas pertinentes à sociedade contemporânea.

_serviço_ Festival PERFÍDIA

PERFÍDIA ONLINE 2021
Festival de Performance e Novas Mídias
_de 23 de abril a 30 de maio
_acesso ao hub onde o festival acontece: plataformaperfidia.com
Site: plataformaperfidia.com
Instagram: @plataformaperfidia
Facebook: @plataformaperfidia
Youtube: clique aqui
Projeto realizado através do apoio do PROAC EXPRESSO LAB – Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.

_PROGRAMAÇÃO

_estreias do dia 5 de maio (quarta)

_perfidinha – GUIMA-SAN e Beatriz Ri (São Paulo-SP)
SOLITÁRIO(A) – Gustavo Vaz / ExCompanhia de Teatro (São Paulo-SP)
EXTRAPOLA_ – _perfidiaCOLAB_ Paulinho Fluxuz_ + Gustavo Milward + Alma Negrot + Andrea Gram (São Paulo-SP)
U.M.A. – Dino Vicente (São Paulo-SP)
>> MEDUSA << – Coletiva MaddaM Music (Recife-PE)
Tarot Impeachment – Jonas Teodoro (São Paulo-SP)
Street Fliper – Caio Chacal (Rio de Janeiro-RJ)

_perfidiaMUSIC
_programação de DJs _no ambeinte virtual e Youtube do festival
08.05 (Sábado) – 21h – DJ Drika (Duque de Caxias-RJ)
15.05 (Sábado) – 21h – DJ Obá (São Paulo-SP)
22.05 (Sábado) – 21h – Palma Dulce (Chapada dos Veadeiros-GO)
29.05 (Sábado) – 21h – Linda Green (São Paulo-SP)

_videoperformances
_disponíveis no ambiente virtual e no Youtube do festival.
“A palavra que age” – medida performativa #1 Projeto “Qual o real da poesia?” (Dourados-MS)
COZINHA: Deu tudo errado! – O Vórtice 360 Vicente Martos (São Paulo-SP)
C.R.O.N.O.S Leandro Andrade, Lucas Rocha e Rodrigo Teixeira (Manaus-AM)
re.trans.mission – 1mpar (Belo Horizonte-MG)
Experimento do amanhã – Yaga Goya : Umabixa (São Paulo-SP)
Ancestralidade de terra e planta – Keila Serruya Sankofa (Manaus-AM)
Cartas para Ninguém – Ítalo Augusto (Belo Horizonte-MG)
Doppelgänger –Turma 018 (São Paulo-SP)
A Máquina de Moer Preto – Dona Conceição (Alvorada-RS)
Corpo Lentes Ato 1 – Corpo/Lente (São José do Rio Preto-SP)

_sobre o Festival Perfídia

Perfídia é um festival itinerante, que ocupa e se adapta a diferentes territórios. A primeira edição aconteceu em 2017, na cidade de São José do Rio Preto/SP, berço do festival. A segunda edição aconteceu em 2019 no bairro da Luz, em São Paulo/SP.

Entre as possibilidades que o PERFÍDIA contempla estão: espetáculos de teatro e dança, performances, videoperformances, (audio/video)instalações, projeções de vídeo, mapping, intervenções urbanas, audiovisual ao vivo, apresentações musicais, VJings, DJings, arte digital interativa, entre outras ações híbridas, experimentais, efêmeras e não-nomeadas.

As atividades da mostra envolvem diversas experiências de intercâmbio, colaboração, encontro e co-criação, estimulando a troca, a afetividade, a criação de redes e o compartilhamento de olhares, conhecimentos e vivências sobre arte e tecnologias.

O Festival PERFÍDIA é uma realização da Plataforma Perfídia, articulada pelos artistas e produtores Luciana Ramin e Otávio Oscar.

_sobre a Plataforma Perfídia

perfídia _performance e novas mídias_ é uma plataforma de arte, produção cultural, tecnologia e educação. Em torno destes temas, realizamos festivais, cursos, eventos, encontros, espetáculos, festas, performances, vídeos, vivências, residências artísticas e ocupações culturais, entre outras possibilidades.

Entre nossas buscas, almejamos realizar experiências coletivas através da arte, usar inventiva e afetivamente as tecnologias digitais, estimular a arte contemporânea, incentivar vínculos entre arte e cidade, promover a convivência e abraçar a diversidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.