PLANEJAR = idéia + organizar a ação + objetivo
Objetivo de planejar é alterar a realidade, transformá-la, organizando idéias, raciocínio lógico e realidade e transformando-as em ação. Ao planejar deve-se levar em conta:
- olhar o concorrente
- tirar o perfil do consumidor/público alvo
- descobrir por que a demanda não gosta e por que
- verificar: nível social, cultural, profissão, idade, solteiro/casado do consumidor/público alvo
- identificar por que o consumidor/público alvo adiquiri tal produto ou frequenta tal lugar
Baseado nas informações acima, pode-se iniciar a 1ª Fase do Planejamento, que consiste em:
- coleta de dados
- análise de dados
- seleção de dados
Os dados estatísticos constam de:
- dados – físicos, econômicos, geográficos, sociais
- econômicos – produto da econômia, como vem o produto, para onde vai, como circula, ingressos, gastos, ..
- informações sobre o planejamento global setorial
- divisão regional por zonas/regiões/continentes
Após analisar os dados, os resultados devem ser:
- ordenados
- completados
- analisados
Levando em conta:
- motivos para a criação do produto
- tempo de duração do produto
- tipo de produto
- previsão de gastos para calcular o preço
- infra estrutura báscia para desenvolver o produto
(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)