O mundo é repleto de cabeças pensantes, a todo segundo surge uma idéia, o que será feito com essa idéia é que é o problema ou a solução. Ao ter uma idéia é fundamental tentá-la desenvolver, primeiro analisando e planejando os passos que deverão ser dados e caminhos que serão percorridos para que a mesma se torne realidade.

Falando em planejamento, temos que ter em mente, que o ato de planejar nada mais é do que o ato de transformar através da organização de idéias, sempre levando em conta o objetivo final desejado.

Se a idéia, por exemplo, envolve um produto ou um evento, é indispensável fazer um levantamento do mercado e de quem serão os concorrentes quando esse produto ou evento for lançado. Da mesma forma, ao criar um blog, escrever um livro ou um roteiro para um curta ou longa metragem, sabendo quem são os concorrentes, o próximo passo será tentar descobrir o perfil do consumidor, público alvo ou leitor, e a partir desse ponto fazer um estudo mais profundo para descobrir se a sua idéia vai de encontro com o que esses indivíduos desejam.

Além de descobrir o que a demanda gosta e quer, é fundamental saber o que ela não gosta, para não gastar tempo e energia desenvolvendo um projeto para um grupo específico de pessoas que a princípio poderão ficar empolgadas com a novidade, porém com um deslize ao apresentar ou inovar com algo que não seja de seu agrado, acabe com o projeto no todo.

Da mesma forma que você não irá planejar a inauguração de um restaurante cujo prato mais barato custa R$50,00 em uma área menos abastada da cidade, você também não irá planejar a distribuição de DVDs do seu filme em escolas públicas que não possuem  aparelho de DVD. Seguindo esse raciocínio, você também não irá criar um blog para falar de economia, se não entende nada do assunto.

Todos os exemplos acima podem ser feitos, mas não irão gerar retorno algum, apenas gastos, tempo, energia e aborrecimentos.

Ao planejar o desenvolvimento da sua idéia a coleta, análise e seleção dos dados irá ser a base para o sucesso do mesmo. Através desses dados você poderá definir com clareza o tipo do produto/filme/livro/blog e o custo para criar e manter.

Se for criar um blog, deverá planejar se irá utilizar uma plataforma com hospedagem gratuita ou não, de acordo com o que estiver sendo criado a preocupação com o custo irá girar em torno de todo o aparato necessário para torná-lo realidade.

Ao desenvolver o projeto, tem-se que levar em conta o que o consumidor final irá receber, quais as melhorias, oportunidades ou mudanças irá trazer para sua vida, seja entretenimento, informação, uma forma de facilitar o seu dia-a-dia, etc.

Se for lançar um blog, pense em um slogan que dê uma noção dos assuntos que você irá escrever sobre, assim os novos leitores já terão uma ideía do que esperar.

Se for fazer o lançamento do produto/filme/evento deve-se ter em mente que um dos maiores erros que ocorrem, é a divulgação do produto final, se for um evento é imprescindível constar informações básicas como o local, horário, data, um telefone, e-mail ou URL para contato.

Aos 30 & Alguns eu falo por experiência própria, pode parecer besteira esse tipo de informação, mas recebo cerca de 300 e-mails diariamente, com os mais variados projetos, de produto tecnológico, a eventos, bandas, etc. e muitas vezes a equipe pensa em quase todos os detalhes, mas não consegue alcançar o público, pois não transmite a informação de forma concisa.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com