Release:

Heróis: a glória tem seu preço

De 25 a 30/10
Espaço Cultural Instituto Cervantes

Heróis é um ciclo de 6 filmes, cada um com duração de 75 minutos, que aborda a vida de um herói em particular, personagem que foi eleito devido à sua contribuição na história da República do Chile. Mais do que uma revisão histórica tradicional, o que se pretende é encontrar aquele momento da vida em que o protagonista toma “a decisão” pela qual passa a fazer parte do Panteão Nacional. Em cada um dos filmes quiseram resgatar o lado humano dos personagens para entender por qual motivo eles “foram como foram” e ver suas mais íntimas motivações.

25/10,segunda-feira, 19h
O’Higgins, viver para merecer seu nome
Direção: Ricardo Larraín
Perseguindo seus ideais O´Higgins conheceu a fúria, a glória, a traição, a cegueira emocional da autoridade e o sacrifício altruísta. Seus empenhos terminam com o exílio e com a solidão, mas também com certa libertação: a do jugo do poder.

26/10, terça-feira, 20h
Carrera, o príncipe dos caminhos
Direção: Cristián Galaz
O Príncipe dos caminhos narra a apaixonante vida do patriota José Miguel Carrera, quem, nas palavras de Neruda, “foi o primeiro que disse liberdade em nossa terra, sem reis e sem tiranos”. Com seu carisma e ousadia precipita as mudanças para converter o Chile em uma nação independente, mas também ganha poderosos inimigos que o perseguirão até o final dos seus dias.

27/10, quarta-feira, 20h
Rodríguez, filho da rebeldia
Direção: Cristián Galaz
Brilhante e apaixonado, o advogado Rodríguez será procurador do Prefeito, Deputado, Ministro de diferentes ministérios e Diretor Supremo por aclamação popular. Porém, em nenhum dos seus cargos oficiais, será tão decisivo como em seu papel de espião e comandante de guerrilhas, encabeçando a resistência contra o invasor. Colocam preço à sua cabeça e ele se torna o homem mais procurado do Chile. Porém, ele consegue escapar de seus perseguidores e faz um vital aporte ao triunfo patriota, ganhando o respeito e a admiração do povo.

28/10, quinta-feira, 20h
Portales, a força dos fatos
Direção: Roberto Sepúlveda
Entre os anos 1830 e 1837 sob os governos de Ovalle e Prieto, um homem seria nomeado ministro da Guerra e Marinha, do Interior e das Relações Exteriores, acumulando mais poder do que todos na nova República que se formava.
Seu nome: Diego Portales. Revolucionário e combativo, Portales viu uma pátria que nascia repleta de necessidades.

29/10, sexta-feira, 20h
Prat, Espada de Honor
Direção: Gustavo Graef-Merino
Depois de se despedir de Carmela Carvajal, que será o amor da sua vida, Arturo embarca na Covadonga com destino ao norte do Chile. Na manhã de 21 de maio observa-se fumaça, ao norte. São embarcações inimigas. Blindados que cruzaram por azar com a Esquadra. Buques com um poder de fogo infinitamente superior ao da fragata de madeira com 200 homens. Nesse momento, Arturo Prat compreende que tudo o que aconteceu em sua vida, fatos isolados, decisões, intuições, só aconteceram para que ele estivesse ali, naquela hora e lugar. Prat compreende que a batalha que se aproxima é o momento para o qual foi preparado a vida inteira. E entende que, pela primeira vez, é o dono do seu destino.

30/10, sábado, 19h
Balmaceda, o olhar de um patriota
Direção: Gustavo Graef-Merino
A história parte com a fuga do Presidente através das ruas do Santiago após a derrota de suas tropas na batalha de Placilla até chegar na Embaixada da Argentina, onde é escondido e protegido pelo Embaixador Uriburu, estabelecendo um íntimo relacionamento com sua esposa Agustina e a criada, Rufina. Trancado em seu quarto, Balmaceda redige seu testamento político após ter tomado a decisão de se suicidar no dia em que seu mandato acaba, 19 de setembro de 1891. É nesse momento que começam a serem relatados os acontecimentos que levaram à crise política do governo balmacedista e que desencadearia a Guerra Civil de 1891.

——–
Heróis conta com o apoio de diferentes instituições da República do Chile, tais como a Direção de Bibliotecas e Museus Dibam, o Teatro Municipal do Santiago, o Teatro Universidade do Chile, Prefeituras, Universidades, o Exército e a Armada. Heróis conta também, com o patrocínio do Ministério da Educação e do Ministério das Relações Exteriores, com a finalidade de divulgar estes filmes a todos os estudantes do país e a todas as comunidades de chilenos residentes no exterior.

Local: INSTITUTO CERVANTES DE BRASÍLIA
SEPS 707/907 – Conj. D
70390-078 Brasilia – DF
http://brasilia.cervantes.es

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com