A Semana Mundial de Aleitamento Materno, ocorre em 120 países e é oficialmente celebrada de 1 a 7 de agosto e anualmente é definido um tema a ser trabalhado e esse ano é “Comunique-se! AMAMENTAÇÃO: uma experiência 3D”.
Em 1990, surgiu a “Declaração de Innocenti” no encontro organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela United Nations Children’s Fund (UNICEF), como uma das suas ações voltada a saúde da criança e ao combate da mortalidade infantil.
A Declaração que apresentou quatro objetivos operacionais foi adotada por organizações governamentais, ONGs e defensores da amamentação e estabeleceu um comitê nacional de coordenação da amamentação; tinha como objetivo implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades; o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde, além de adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
Em 1991 a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) foi criada com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países que assinaram a declaração e no ano seguinte a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.
No Brasil a SMAM é coordenada pelo Ministério da Saúde.
No dia 24 de junho, participei da [POSTAGEM COLETIVA] Dia Internacional do Leite: Para o bebê, o melhor leite é o da mãe, e aos 30&Alguns indico a leitura para saber alguns dos inúmeros benefícios que a amamentação trás tanto para o bebê como para a mãe.
Alguns sites interessantes:
> Aleitamento.com
> Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
> Ministério da Saúde