Semana Mundial de Aleitamento Materno #smam

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, ocorre em 120 países e é oficialmente celebrada de 1 a 7 de agosto e anualmente é definido um tema a ser trabalhado e esse ano é “Comunique-se! AMAMENTAÇÃO: uma experiência 3D”.

Em 1990, surgiu a “Declaração de Innocenti” no  encontro organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e  pela United Nations Children’s Fund (UNICEF), como uma das suas ações voltada a saúde da criança e ao combate da mortalidade infantil.

A Declaração que apresentou quatro objetivos operacionais foi adotada por organizações governamentais, ONGs e defensores da amamentação e estabeleceu um comitê nacional de coordenação da amamentação; tinha como objetivo implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades; o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde, além de adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

Em 1991 a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) foi criada com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países que assinaram a declaração e no ano seguinte a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

No Brasil a SMAM é coordenada pelo Ministério da Saúde.

No dia 24 de junho, participei da [POSTAGEM COLETIVA] Dia Internacional do Leite: Para o bebê, o melhor leite é o da mãe, e aos 30&Alguns indico a leitura para saber alguns dos inúmeros benefícios que a amamentação trás tanto para o bebê como para a mãe.

Alguns sites interessantes:

> Aleitamento.com
> Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
> Ministério da Saúde

Curta nossa página 😉

4 thoughts on “Semana Mundial de Aleitamento Materno #smam

  1. Pingback: Rede Geral Perfis
  2. Olá, blogueiro(a)!
    Que tal usar seu espaço para apoiar o aleitamento materno?
    Não podemos esquecer que a amamentação não envolve apenas duas pessoas – mãe e bebê -, mas a todos nós: família, namorado, marido, amigos, empregadores.
    A mulher que amamenta precisa de apoio, carinho, companheirismo para passar ao bebê tudo que ele precisa. A amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida da criança e o leite materno na alimentação do bebê até 2 anos são fundamentais para a saúde dos pequenos.
    Apoie essa causa, seja um amigo do peito!
    Para saber mais sobre amamentação, acesse: http://on.fb.me/oL9ILc
    Se quiser receber material de divulgação para incluir no seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado,
    Ministério da Saúde

  3. Pingback: Kalinka Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn