Síndrome Respiratória Aguda Grave

Síndrome Respiratória Aguda Grave e Instituições para Idosos

Síndrome Respiratória Aguda Grave se espalha rapidamente por Instituições de Longa Permanência para Idosos

Rubens de Fraga Júnior

A transmissão rápida e generalizada do coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2) pode ocorrer em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), de acordo com um estudo publicado on-line, em 24 de abril, no New England Journal of Medicine.

Melissa M. Arons, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, e colegas realizaram duas pesquisas de prevalência da covid 19 em ILPI. O consentimento dos residentes foi submetido a testes nasofaríngeo e orofaríngeo para SARS-CoV-2; os sintomas presentes nos 14 dias anteriores foram registrados. Residentes assintomáticos com resultado positivo foram reavaliados após sete dias.

Os pesquisadores descobriram que 57 dos 89 residentes (64%) apresentaram resultado positivo para o coronavírus, 23 dias após o primeiro resultado positivo de teste em um residente da ILPI. 48 dos 76 residentes (63%) que participaram de pesquisas de prevalência pontual apresentaram resultados positivos. Mais da metade (56%) desses 48 residentes eram assintomáticos no momento do teste; 24 dos 27 posteriormente desenvolveram sintomas. O valor limite médio do ciclo de reação em cadeia da polimerase com transcriptase reversa em tempo real foi de 23,1 nas amostras desses 24 residentes pré-sintomáticos; vírus viável foi recuperado de 17 residentes. Onze dos 57 residentes com infecção por SARS-CoV-2 foram hospitalizados em 3 de abril e 15 morreram (26% de mortalidade).

“Nossos dados sugerem que estratégias baseadas em sintomas para identificar residentes com SARS-CoV-2 são insuficientes para impedir a transmissão em ILPI”, escrevem os autores. “Uma vez que o coronavírus foi introduzido na ILPI, estratégias adicionais devem ser implementadas para impedir a transmissão adicional”.

Rubens de Fraga Júnior é professor de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie Paraná.

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.