O social branding, conjunto de técnicas utilizadas pela empresa para  se comunicar socialmente, seja através das mídias sociais, campanhas digitais, sites e blogs de forma que a marca seja lembrada pelas pessoas de forma positiva.  Esse conjunto de técnicas está cada vez mais presente nas ações realizadas pelas empresas, as redes sociais são atualmente as grandes responsáveis pelo imenso engajamento entre as marcas e o públicos-alvo.

Alguns pontos definem o verdadeiro sucesso de uma campanha, o social branding envolve o engajamento das marcas com os consumidores a serviço de um propósito bem mais amplo, que simplesmente seus próprios interesses, a marca tem que sair da “zona de conforto” e contribuir para um mundo melhor.

Segundo dados da pesquisa We First, organizada por Mainwaring, 76% das pessoas não vêem problemas em marcas apoiarem boas causas e também lucrarem com isso.

Algumas dicas para que uma marca alcance o sucesso através do Social Branding:

– Relacionamento: necessário esabelecer uma relação verdadeira com a sociedade, envolva-se com algo relevante, algum assunto que esteja precisando de ajuda, então envolva-se e provoque uma mudança de verdade;

– Linguagem: use uma linguagem que conversa com o público-alvo e que seja condizente com a empresa, sempre pensando no que deseja atingir e que imagem deseja passar;

– Diretriz: defina uma diretriz para seguir e tenha a proposta muito bem definida, pense em uma ação que tenha a ver com a marca;

– Educação: tente educar as pessoas em prol da sua causa, o objetivo maior deve ser sempre estimular uma mudança de comportamento nos consumidores;

– Coragem: tenha coragem para assumir riscos, sabendo que qualquer ação que envolva alguma mudança, implica em correr certos riscos. Coloque-os na balança e veja o quanto vale a pena assumi-los;

– Divulgação: divulgue sem moderação no ambiente online, nas redes sociais que são os locais onde mais se vê o consumidor engajado por uma causa.Estar presente nesse meio é fundamental para atingir quem mais precisa saber da sua causa: o público alvo da sua marca.

 Via.

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com