TDAH

Professora e coordenadora do curso de pedagogia do UDF, Bernadete Cordeiro, concede dicas sobre como superar nos alunos com TDAH a cobrança nos estudos

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, independentemente de idade, gênero ou origem. Embora seja frequentemente associado a crianças em idade escolar, o TDAH também afeta adolescentes e adultos, apresentando desafios únicos em diversas áreas da vida. 

Uma das características mais proeminentes do TDAH é a dificuldade em manter a atenção. Pessoas com o transtorno frequentemente têm problemas em se concentrar em tarefas que exigem foco prolongado, o que pode levar a erros e a uma sensação de frustração. Quando o assunto é o estudo, a preocupação pode ser maior.  

A professora e coordenadora do curso de pedagogia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Bernadete Cordeiro, explica como a pressão acadêmica pode piorar a cobrança. “Estudantes com déficit de atenção podem enfrentar preocupações como dificuldades em manter a concentração, organizar tarefas, lidar com mudanças na rotina e interagir socialmente. A ansiedade em relação ao desempenho acadêmico e à adaptação a novos ambientes também podem ser questões relevantes”. 

“Algumas estratégias escolares podem ser empregadas para apoiá-los, tais como: criar um ambiente de sala de aula estruturado e organizado; utilizar instruções claras e dividir tarefas em etapas menores; oferecer suporte individualizado, como tutores ou aulas de reforço; e utilizar tecnologia educacional para auxiliar na aprendizagem, como, por exemplo, aplicativos para organizar a rotina pessoal”, completa Bernadete Cordeiro.  

O diagnóstico e o tratamento do TDAH podem envolver uma abordagem multidisciplinar. Profissionais de saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, frequentemente avaliam os sintomas e desenvolvem um plano de tratamento personalizado. O tratamento pode incluir terapia comportamental, treinamento de habilidades sociais e, em alguns casos, medicação. 

“É crucial reconhecer que cada aluno com déficit de atenção é único, e as abordagens de apoio devem ser adaptadas às suas necessidades individuais. O entendimento, a empatia e a colaboração entre pais, professores e profissionais de saúde são essenciais para o sucesso acadêmico e emocional desses estudantes no ambiente escolar”, ressalta a professora e coordenadora do curso de pedagogia do UDF, Bernadete Cordeiro. 

Embora o TDAH possa apresentar desafios nos estudos, com as estratégias certas e o apoio adequado, é possível transformar esses desafios em oportunidades de crescimento e aprendizado, permitindo que os indivíduos alcancem seu pleno potencial acadêmico e além.  

By redator

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