câncer de mama

Um estudo publicado pela revista Lancet mostrou que o risco de câncer de mama diminui 4,3% a cada ano amamentando

O leite materno é essencial para o desenvolvimento do bebê e a amamentação requer atenção frequente. A amamentação, que é benéfica para os bebês, previne o câncer de mama em mulheres.

Um estudo publicado pela revista Lancet mostrou que o risco de câncer de mama diminui 4,3% a cada ano amamentando. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que os bebês até os seis meses de vida sejam alimentados somente com o leite materno. 

“No período de aleitamento, há uma queda razoável da presença dos hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama na mulher. A amamentação também gera a eliminação e renovação de células que poderiam se tornar cancerígenas”, explica Edison Mantovani Barbosa, mastologista e chefe da área de mastologia no IBCC Oncologia, localizado no bairro da Mooca, na capital paulista.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que cerca de 700 mil casos novos de câncer ocorrerão por ano no Brasil até 2025, sendo as regiões sul e sudeste as que concentram cerca de 70% da incidência dos novos casos. Além disso, é importante ressaltar que as pacientes em tratamento não são aconselhadas a amamentar devido ao risco de intoxicação pelo leite.

“Quanto mais tempo durar a fase de amamentação, maior é a proteção para a mãe e o bebê. Outros benefícios da amamentação envolvem a diminuição de chances de diabetes e doenças cardiovasculares para as mães, e também reduz a mortalidade infantil e a possibilidade de infecções para os bebês”, comenta Barbosa.

O Câncer de Mama no Alvo da Moda

Em 2023, o IBCC Oncologia realizará mais uma edição da Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama no dia 15 de outubro (domingo), no Ibirapuera, na capital paulista. O evento já está em sua 60ª edição. A ação já reuniu mais de 195 mil pessoas desde o seu início em 1999, entre aqueles que participaram ou estiveram presentes para prestigiar o evento. 

Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a corrida faz parte da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, que tem como objetivo promover a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no país, bem como destacar a importância da prevenção e detecção precoce da doença.

“O IBCC enxerga essa edição de maneira especial pelo fato de estarmos retornando ao Ibirapuera, local onde a corrida e caminhada foi realizada por muitos anos”, destaca Juliana Mauri, gerente geral do IBCC Oncologia.

A Corrida e Caminhada será realizada no dia 15 de outubro, e terá Caminhada de 3 KM , Corrida de 5 KM e 10 KM. O evento é realizado em prol da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, que gera recursos para o IBCC Oncologia, hospital filantrópico e referência no combate ao Câncer de Mama que atende primordialmente pacientes do SUS. 

A Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama fazem parte do calendário de milhares de pessoas, atletas ou não, que todos os anos vestem a camiseta estampada com o Alvo Azul, e participam do evento para comemorar a vida e a importância da prática regular da atividade física. Para participar, é necessário se inscrever por meio do site oficial: www.corridaibcc.com.br. A venda do segundo lote de ingressos já está disponível.  

Serviço:
60ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama São Camilo

Dia: 15 de outubro de 2023 (domingo)
Local: Ibirapuera
Inscrições: a partir de 30 de maio de 2023
Saiba mais: www.corridaibcc.com.br


Sobre a Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”

A Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” foi idealizada em 1994 por Ralph Lauren junto com seus colegas do Council of Fashion Designers of America (CFDA), que criaram uma fundação (CFDA Foundation) para angariar recursos para o combate ao Câncer de Mama. O IBCC Oncologia – São Camilo é o detentor exclusivo da marca no Brasil desde 1995. Licenciando a marca do “Câncer de Mama no Alvo da Moda” para produtos de consumo e realizando parcerias com empresas, os recursos arrecadados desde o início da Campanha têm sido revertidos em instalações, equipamentos, e melhorias no atendimento aos pacientes do SUS. Em 2023 a Campanha completará 28 anos nos EUA, e será realizada a 60ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama.

Siga à campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” nas redes sociais: @alvoazul

Sobre o IBCC Oncologia

Fundado em 1968, o IBCC Oncologia é conhecido por ser um Centro de Tratamento Oncológico de alta complexidade e possuir um Centro de Pesquisa Clínica renomado. É pioneiro no combate ao câncer de mama e ginecológico e trouxe o primeiro mamógrafo para o Brasil em 1971.

Durante a década de 70 e 80, atuou com o maior programa de prevenção do câncer do colo uterino e de mama já realizado por uma instituição, com atendimento a mais de 2 milhões de pessoas. Foi considerado pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de SP o melhor hospital em atendimento humanizado e classificado entre os 10 melhores hospitais do estado, assim como, entre os anos de 2004 a 2007, recebeu, consecutivamente, o Troféu “Hospital Best” na categoria Instituição Filantrópica. 

Desde 1988, a instituição passou a ser Entidade Camiliana, se tornando o IBCC Oncologia. Também foi escolhido para ser no Brasil a instituição detentora da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, em 1995. Há 55 anos é referência na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em São Paulo.

By redator

Posts assinados como redator são sugestão de pauta enviados por agências.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com