e.ven.to
sm (lat eventu) 1 Acontecimento, sucesso. 2 Eventualidade.

Um evento na verdade é o encontro de pessoas e/ou grupos que posuem interesses comuns num local previamente definido. Partindo desse princípio, quase todas as vezes em que um grupo de pessoas se reune, um evento está ocorrendo.Há vários tipos de eventos

, aqui irei citar alguns:

 

  1. assembléia
  2. aula inaugural
  3. aula magna
  4. brainstorming
  5. brunch
  6. café-da-manhã
  7. campeonato
  8. ciclo de palestras
  9. coffe break
  10. colóquio
  11. comício
  12. concentração
  13. conclave
  14. concurso
  15. conferência
  16. congresso
  17. convenção
  18. coquetel
  19. curso
  20. debate
  21. desfile
  22. entrevista coletiva
  23. estudo de casos
  24. excursão
  25. exposição
  26. feira
  27. festas
  28. fórum
  29. gincana
  30. happy hour
  31. inauguração
  32. jornada
  33. lançamento
  34. leilão
  35. mesa-redonda
  36. mostra
  37. noite de autógrafos
  38. olimpíadas
  39. painel
  40. palestra
  41. passeata
  42. performance
  43. reunião
  44. salão
  45. sarau
  46. semana
  47. seminário
  48. show
  49. simpósio
  50. torneio
  51. vernisage
  52. visita
  53. workshop


Para desenvolver qualquer tipo de evento é necessário saber o público alvo, ou seja, quem irá ter interesse em participar do evento que está sendo planejado. O produtor do evento jamais pode supôr que o evento irá interessar a todos, muito pelo contrário, geralmente o evento interessa a um grupo específico de pessoas.

A divulgação do evento através do meios certos para o público ideal, é fundamental para que o mesmo seja um sucesso.

Um dos websites que tenho é sobre música, sendo assim recebo diariamente centenas de emails de pessoas/produtoras/agências querendo divulgar o evento que está produzindo. Irei listar os erros mais frequentes que as pessoas cometem ao divulgar um evento:

1. Local – muitas pessoas enviam email ou fazem um flyer (filipeta) em que consta o endereço do local, mas não consta a cidade, nem estado;

2. Telefone – da mesma forma que esquecem de inserir a cidade/estado, também esquecem de inserir o código de área antes do número do telefone;

3. Horário – a grande maioria esquece completamante de inserir o horário em que o evento irá começar;

4. Email – muitos enviam o email e deixam a caixa postal sobrecarregada, então quando alguém com um interesse real no evento, de repente até mesmo um possível patrocinador, tenta entrar em contato com a organização , não consegue.

5. Data – a grande maioria das pessoas ao divulgarem seus eventos não inserem o ANO no flyer (filipeta).

Esses são apenas alguns erros que ocorrem, mas que já prejudicam de cara o evento que está sendo divulgado, tudo devido a falta de atenção de quem está planejando e cuidando da divulgação.

Ao promover um evento na verdade a emprea/orgnização/produtora/agência, tem que ter pessoas comprometidas , com sensibilidade e professionalismo, que pensem nos mínimos detalhes.

O produtor/organizador de mente aberta pensa além do seu ciclo direto de convivência, pensa nas pessoas que estarão na cidade ou por perto que possam ter interesse em se deslocar para participar do evento e para que isso ocorra, as pessoas tem que saber que naquela cidade, naquela data, naquele horário, tal evento irá acontecer.

De nada adianta investir dinheiro na produção de um evento, contratar palestrante, dj, catering, …. e não saber divulgar, não coneguir atingir o público alvo, dessa forma todo o esforço e dinheiro irão ter sido jogados fora.

Nos próximos textos irei explicar com mais detalhes os diferentes tipos de eventos citados acima.

(texto do meu ex-blog “Em Negócios Dinheiro não é tudo”)

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com