A Esclerose Múltipla é uma doença crônica, complexa, de origem neurológica que atinge o sistema nervoso central e se manifesta em pacientes na faixa etária de 20 a 40 anos, nas mulheres a doença tem uma incidência maior numa proporção de 2 (duas) mulheres para 1 (um) homem e tem prevalência e incidência em climas temperados.
A EM, gera dificuldades para os portadores por ser uma doença progressiva, que se manifesta através de surtos, devido a múltiplas inflamações e desmielinização da substância branca do encéfalo e na medula espinhal. Não ter cura e o tratamento é feito através de medicamentos e terapias ( fisioterapia e psicoterapia) tentando gerar uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
“problemas visuais, distúrbios da linguagem, da marcha, do equilíbrio, da força, fraqueza transitória no início da doença, em uma ou mais extremidades, dormências, com períodos às vezes de melhoras e pioras, sendo que quando predomina na medula, as manifestações motoras, sensitivas e esfincterianas se encontram geralmente presentes, existindo raramente dor. ”
Aos 30&Alguns, hoje, no dia Dia Mundial da Esclerose Múltipla, achei importante compartilhar com vocês as informações acima e peço que passem adiante.
fontes: ABC da Saúde; ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla e Saúde em Movimento.