lactose
lac.to.se
sf (lacto+ose) Quím Açúcar dissacáride, dextrogiro, C12H22O11, presente no leite, menos solúvel na água do que a glicose e a sucrose, que, por hidrólise, produz glicose e galactose e fermentação por vários organismos, especialmente o ácido láctico (como a acidificação do leite); é comumente obtido do soro do leite, por evaporação, em forma de cristais duros, usado em alimentos, em medicina e como meio de cultura na produção industrial da penicilina.
– dicionário Michaelis
A Lactose é responsável pela prevenção de doenças como a osteoporose e a obesidade, por ajudar na formação de ossos e na queima de gordura e exerce um papel fundamental no aproveitamento do cálcio contido no leite, além de ter a função de fornecer energia para as células e aumentar a absorção e utilização intestinal do cálcio presente no leite.
O que é a intolerância à lactose?
É a incapacidade do organismo aproveitar a lactose, ingrediente característico do leite animal ou derivados (laticínios) que produz alterações abdominais, muitas vezes causando diarréia.
Algumas pessoas nascem sem a capacidade de produzir lactase, a enzima digestiva responsável pela digestão da lactose, deficiência congênita comum em prematuros nascidos com menos de 30 semanas de gravidez, nos recém-nascidos de geração completa, os casos são raros e geralmente hereditários.
Em qualquer idade a intolerância a lactose pode se manifestar com o passar dos anos, como “por exemplo , na seqüência de uma toxinfecção alimentar com dano à mucosa intestinal, como nas doenças de Crohn e de Whipple, doença celíaca, giardíase, AIDS, desnutrição e pelas retiradas cirúrgicas de longos trechos do intestino (síndrome do intestino curto)”. (ABC da Saúde)
A deficiência secundária de lactase ocorre quando uma doença (como uma inflamação ou gripe) afeta as células produtoras de lactase do intestino delgado,e acabam disparando uma deficiência temporária de lactase.
Vale a pena destacar que a intolerância à lactose difere da alergia ao leite, a primeira é mais comum em adultos e a segundo em crianças. A alergia ao leite pode disparar reações alérgicas como “coriza, inchaço nos olhos, reações na pele, vômito, constrição da garganta e dificuldade de respirar”.(How Stuff Works)
Aos 30&Alguns, recomendo para quem sofre de intolerância à lactose, visitar o website Semlactose, onde irá encontrar informações sobre a doença, receitas, dicas de produtos sem lactose ou com baixo teor de lacotses, entre outos.