20 atividades internas para crianças pequenas, além de TV

As férias estão batendo na porta e vamos ser sinceras, a última coisa que as crianças precisam é ficar a maior parte do dia em frente a TV, ao mesmo tempo que é muito difícil para a maioria dos pais controlarem a quantidade de tempo em que as crianças devem ficar expostas.  Infelizmente os canais voltados para as crianças nas TVs a cabo, a impressão que dá, não só para mim mas para a maioria dos pais que conheço, é que o tempo destinado para as propagandas publicitárias quase que ultrapassa, se já não ultrapassou o tempo destinado a programação infantil.

Com certeza a Netflix , para quem não conhece, uma empresa norte-americana que oferece serviço de TV por Internet, com mais de 50 milhões de assinantes em mais de 40 países assistindo a mais de um bilhão de horas de filmes, séries de TV e produções originais por mês, está se tornando uma solução para o problema TV x publicidade infantil. Afinal assim pelo menos podemos controlar o que é assistido e não temos que ficar escutando a todo momento  “mãe eu quero esse”. Essa solução é paliativa, porque a última coisa que uma criança necessita nas férias é ficar em frente a TV, vamos colocar a imaginação e a energia de nossas crianças para funcionar. Nem todos os pais ficam de férias ao mesmo tempo que os pequenos, muitos trabalham e acabam deixando as crianças com babás ou avós.

Quem tem tempo deve procurar levar os filhos a parques, tem tanta opção de programas gratuitos espalhados por diversas cidades brasileiras, ou ao clube (quem for sócio), brincar no quintal (quem tem casa), no play do prédio (quem tem esse espaço), além dos programas pagos que para encontrá-los basta alguns minutos navegando na internet. Mas a pergunta que não quer calar, e nos dias frios e/ou chuvosos, o que podemos fazer?

Tsh do blog “The Art of Simple”, mãe de três filhos deu algumas dicas bem bacanas de atividades que as crianças podem fazer dentro de casa sem tocar no controle remoto da TV

1. Leia um livro – se o seu filho ainda não souber ler, leia ou peça para quem ficar com a criança para ler um livro. Aqui em casa livro faz parte da vida do Adriano (quase 4 anos), desde pequeno ele ganha bastante livros e mesmo sem saber ler adora pegâ-los, escolher qual história quer escutar. Nós também damos livros de presentes de aniversário. Acho fundamental na época das tablets e afins as crianças terem contato e manusearem livros.

2. Escreva um livro – mesmo que seus filhos ainda não estejam escrevendo fluentemente, eles ainda podem desenvolver a história por conta própria. Crie uma coleção de livros em branco, e deixe seus filhos ilustrarem uma história. Mais tarde, você pode escrever as palavras com eles ditando, ou eles podem sondar as palavras foneticamente e escrever a história por conta própria. Estes livros vão ser parte de lembranças inesquecíveis no futuro. (continue lendo)

3. Interprete um livro – Pegue o livro favorito da criança e faça uma interpretação livre da história.

4. Ouça um livro – tem muitos livros infantis disponíveis no formato de áudio book, o Adriano por exemplo adora os Saltimbancos e fica mais animado ainda quando canto junto e faço a interpretação do que está sendo falado.

Algumas sugestões:
Dom Quixote – Adaptado para crianças
Audiolivros Infanto-Juvenil
– Biblioteca Virtual
Álbum de Parlendas Infantis Gratuitas em Português (Parlendas Brasileiras)

5. Faça uma tenda dentro de casa – Você pode construir um forte/tenda/cabana utilizando cobertor, toalhas, lençóis.

6. Faça um show de marionetes, fantoches ou dedoches – Desde pequeno o Adriano tem fantoches e decoches que ganhou em aniversários e ele adorava quando criávamos histórias, agora com quase quatro anos ele gosta muito de colocar os personagens nas mãos ou dedos e contar histórias para os pais e tios.

7. Piquenique ou lanche da tarde dentro de casa – coloque uma toalha de mesa no chão com as guloseimas em cima e voilá … piquenique dentro de casa.

8. Faça biscoitos caseiro – comece a receita partir do zero, você pode fazer uma variedade de cores utilizando corante de alimentos. Antes de começar separe um rolo e cortadores de biscoito.

Alguns sites com uma variedade de receitas interessantes:

– Sabores do Chef
Biscoitinhos caseiros: Receitas deliciosas para o seu café da tarde
Receitas.com

9. Ajuda com as tarefas –

Filho_Ajuda
10. Boliche – você pode comprar aqueles baratinhos que vendem nas lojas do real, ou os mais caros feitos em tecido ou até mesmo pode guardar garrafas pet, enrolar algumas meias para servirem de bola e jogar boliche com a criançada.

11. Dance – Isso mesmo, coloque música e dance, cante e dance, cante, dance e pule muito, eles vão adorar.

12. Artesanato – crianças geralmente adoram desenhar ou criar, mantenha um armário acessível com papel, caneta, tesoura exclusiva para criança, lápis, giz de cera e deixe-os criar, soltar a imaginação.

13. Escreva uma carta para um amigo – Adriano adora cartas, mandar e receber, na verdade adora muito mais receber. Notei que o interesse dele por cartas surgiu quando ainda pequeno assistia Pistas de Blue.

Ajude seu filho a escrever à moda antiga uma carta para a avó, primos, ou um amigo. As pessoas irão gostar de receber uma cartinha.

14. Convide um amigo – convide um ou mais amigos para brincar, seu filho ou sua filha agradecerão.

15. Brinque de loja – isso é fácil você pode colocar uma variedade de coisas para vender ou ainda pode brincar de restaurante, utilize brinquedos, recortes de revistas. Será necessário um bloco de notas, lápis, avental, bandeja, e o restaurante na mesa da sala de jantar está pronto.

16. Reorganize o quarto – se o seu filho tem idade suficiente para mover com segurança pequenos móveis ao redor, deixe-o explorar seu lado criativo e reorganizar seu quarto.

17. Brinque com caixas de papelão – se você não tiver pode pegar em mercearias ou supermercados, leve algumas para casa e deixe a imaginação do seu filho assumir a brincadeira. Podem construir um castelo, uma nave espacial, um navio…

18. Caça ao tesouro – pense em alguns pontos incomuns em torno de sua casa, ou esconda alguns tesouros nos quartos e nas prateleiras. Em seguida, faça uma lista de objetos caso seu filho saiba ler ou desenhe os objetos para os mais pequenos saberem o que devem procurar.

19. Peça para ajudar na cozinha – se já forem grandes o suficiente deixe-os ajudar com o básico, como fazer massas e molhos de pizza, bolos e pães. É uma boa oportunidade para ensinar números, frações, nutrição, entre outros, além de passarem um tempo juntos

20. Nada – o tédio é bom para as crianças, faz com que parte do cérebro os obrigue a usar a imaginação. Crie uma regra, se seu filho disser que está entediado, faça com que ele realize uma tarefa, assim ele vai pensar em alguma coisa para fazer.

É uma boa lição para aprender que a vida não é sempre divertida, e que ele não é o centro das atenções.

Espero que essas dicas te ajude durante as férias 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.