Um novo estudo publicado em março no Journal of the American Medical Association, que envolveu quase 45 mil adultos com idades entre 20 anos ou mais nos Estados Unidos e que responderam a perguntas sobre sua dieta e comportamentos de vida, sendo submetidos a um exame físico, descobriu que as pessoas podem reduzir o risco de morte por doença cardíaca, seguindo sete recomendações.
A American Heart Association recomenda:
1. não fumar
2. ser fisicamente ativo
3. comer uma dieta saudável
4. manter a pressão arterial normal
5. manter a glicemia normal
6. manter o colesterol normal
7. controlar o peso
No estudo que durou 15 anos, os participantes que reuniram seis ou mais das recomendações acima tinham 76% menos probabilidade de morrer de doença cardíaca, e 51% menos probabilidade de morrer de qualquer causa durante o estudo, em comparação com os participantes que preencheram um ou menos um dos requisitos.
Reunir todas as sete recomendações não era comum. No período entre 2005-2010, apenas 1,2% dos participantes conseguiram seguir todas as recomendações. Os pesquisadores também constataram que os participantes mais jovens, mulheres e aqueles com mais anos de escolaridade tendiam a atender um maior número de recomendações.
Via.