Movimento #unhapintada no Dia Mundial do Doador de Sangue

Dia Mundial do doador de sangueHoje, dia 14 de junho, além de ser o aniversário do meu pai, também é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e infelizmente o Ministério da Saúde alertou recentemente para a baixa dos estoques de sangue nos hemocentros de todo o País.

O Movimento #unhapintada tem como objetivo engajar mais doadores e para participar, além de doar sangue, pinte as unhas de vermelho ou apenas uma demonstrando seu poio à causa.

Doe sangue. Essa corrente precisa de você.

Quem pode doar – Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.

Quem não pode doar – Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Recomendações -Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evite fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação. Pessoas que exercem profissões como, piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes – devem interromper as atividades por 12 horas, após a doação. A mesma recomendação é válida para que prática de pára-quedismo ou mergulho.

Saiba mais visitando:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.