Outro dia eu escutei o seguinte comentário em uma roda de amigos, que finalmente toda a sujeira está vindo a tona, nunca tantos corruptos foram desmascarados no Brasil e isso me levou a pensar (como sempre).
O Brasil é como uma empresa em que você vê um outro funcionário roubando, sendo um cidadão direito e honesto, o seu procedimento é denunciar ao antigo departamento de recursos humanos (hoje não sei bem o nome, acho que é algo relacionado a talento) . Você entra e começa a relatar o ocorrido, eles te escutam, durante a conversa balançam a cabeça e fazem anotações, tudo parece ser muito sério, durante o resto da semana o funcionário é afastado.
Você volta para casa pensando que valeu a pena tomar aquela atitude, passa o final de semana tranquilo e orgulhoso de si mesmo por ter sido honesto e mantido pessoas boas na empresa.
Na segunda-feira você retorna ao trabalho e para sua surpresa o larápio não está mais trabalhando naquele setor, naquele local, mas foi transferido para outro setor em outra filial.
Aos 30&Alguns eu acho que essa comparação boba e simples é bem real e aí eu pergunto, você acha que valeu a pena todo o esforço? Valeu a pena se expor? Então a política no Brasil e as denúncias de corrupção funcionam mais ou menos como na situação hipotética descrita acima … muito esforço para tentar manter a moral, os direitos, o respeito para nada, quem tem o poder para mudar, nada faz, não se interessa, não consegue ver o todo, não consegue simplesmente enchergar o quanto um ato de justiça pode mudar e motivar tantos outros a seguirem o caminho do bem, da honestidade e da justiça.