Meu Biju compartilha receita de Arroz à piauiense. Dica leva o tradicional arroz e feijão, mas ganha nova apresentação partir da culinária regional
O hábito de consumir o arroz e o feijão faz parte da rotina da maioria dos brasileiros, inclusive, algumas pessoas sequer imaginam como uma refeição poderia ser completa sem essa mistura tão tradicional no país. No entanto, diante da alta versatilidade desses grãos, existem maneiras bem diferentes de prepará-los: ponto para as culinárias regionais, que trabalham de forma espetacular na composição de diversos pratos, combinando, inclusive, ingredientes típicos dessas localidades.
Confira!
Arroz à piauiense
Ingredientes
- 1 galinha ou frango caipira com ossos, sem pele, cortado em cubos grandes
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 5 dentes de alho picados
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 5 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva
- 4 tomates sem pele picados
- 6 xícaras (chá) de água fervente
- 2 xícaras (chá) de Arroz Branco Meu Biju
- ¼ de xícara (chá) de cebolinha verde picada
Modo de preparo
Em um recipiente, tempere a carne com o vinagre, 3 dentes de alho, sal, pimenta e reserve.
Em uma panela grande, de fundo grosso, aqueça 3 colheres (sopa) de Azeite Nova Oliva e frite a carne até dourar bem. Junte o tomate e refogue até desmanchar. Adicione 1 xícara (chá) da água fervente e cozinhe com a panela semitampada, mexendo às vezes, por 25 minutos. Reserve.
Em outra panela, em fogo médio, aqueça o Azeite Nova Oliva restante, junte os 2 dentes de alho que sobraram e frite, mexendo às vezes, até começar a dourar. Adicione o Arroz Branco Meu Biju e refogue por 1 minuto. Acrescente os pedaços de galinha junto de seu caldo de cozimento e a água fervente que restou. Ajuste o tempero, misture e cozinhe por 20 minutos ou até que o arroz fique macio e bem úmido. Salpique a cebolinha e sirva em seguida.