#dicaboa: 10 dicas de segurança para dispositivos móveis

1. Ative o acesso ao dispositivo através de senha pessoal (PIN). Se o equipamento permitir, crie também uma senha para o seu desbloqueio, de forma que se impeça seu uso por parte de terceiros assim como o acesso aos dados armazenados em caso de perda ou roubo.

2. Realize uma cópia de segurança dos dados do dispositivo. Isso permitirá manter em segurança os dados da agenda, fotos, vídeos, documentos armazenados, downloads e outros, para que possam ser restaurados em caso do celular ser infectado ou ocorra algum incidente de perda de informações.

3. Ative as conexões por bluetooth, infravermelho e WiFi somente quando for utilizá-las, de forma que não se convertam em portas de acesso para possíveis criminosos. Se o modelo permitir, estabeleça senhas para o acesso ao dispositivo através destas conexões.

4. Assegure-se sempre que os equipamentos a que estejam conectados os dispositivos estejam “limpos” e não irão transmitir arquivos infectados ao telefone.

5. Não insira cartões de memória no dispositivo sem ter comprovado antes que estão livres de arquivos infectados com algum tipo de código malicioso.

6. Só faça downloads de aplicativos de sites de confiança ou lojas oficiais (como por exemplo Apple Store, Ovi da Nokia, etc). As mesmas devem estar sempre certificadas pelos fabricantes.

7. Não entre em links enviados através de mensagens SMS/MMS não solicitados e que resultem no download de conteúdo no equipamento.

8. Desconecte sempre os serviços de web que exijam senha antes de fechar o navegador web.

9. Instale um software antivírus, como ESET Mobile Security, que lhe permita a detecção de ameaças no celular, de forma que impeça a execução e transmissão a outros equipamentos. Para conhecer mais sobre o ESET Mobile Security acesse http://www.esetmobilesecurity.com/video

10. Anote o número IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel) de seu telefone. Este número, único para cada dispositivo móvel em todo o mundo, permite às operadoras desativar o telefone em caso de roubo, inclusive se for trocado o chip SIM. Para ver o código, digite *#06#. O telefone devolverá o código IMEI.

Via: ESET Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.