Em qualquer idade, uma dieta saudável e exercícios ajudam a controlar o peso e manter o indivíduo forte e apto para a vida. Aos 30 anos de idade os homens devem rever seus hábitos alimentares para incluir a quantidade certa de calorias e nutrientes para o seu peso ideal e atividades físicas na maioria dos dias da semana.
Para determinar a necessidade calórica diária é necessário calcular a taxa metabólica basal (TMB), ou seja, a quantidade de calorias necessárias par manter o organismo funcionando.
Para um homem adulto uma TMB = [293 – (3,8 x idade)] + (456,4 x altura em metros) + (10,12 x peso em quilos)
Uma vez sabendo quantas calorias são necessárias em um dia, deve-se iniciar a começa a tentar obtê-las através da alimentação saudável corrigindo os hábitos alimentares com uma dieta que consiste principalmente de grãos integrais, frutas, legumes, proteínas magras e uma quantidade elevada de fibra, assim o corpo estará ingerindo os nutrientes adequados e reduzindo o risco de desenvolver doença cardíaca, a ameaça nº1 à saúde dos homens.
Alimentos ricos em gordura saturada, colesterol e sódio devem ser consumidos com moderação, bem como o consumo de álcool, ajudando assim a evitar certos tipos de câncer.
O exercício regular é uma das melhores maneiras de diminuir os riscos de problemas com a saúde e de controlar o peso. A partir dos 30 anos os homens precisam de pelo menos 30 minutos de exercício aeróbio moderado 5 dias por semana, ou 20 minutos de atividade aeróbica vigorosa 3 dias por semana.
Algumas dicas: jogar futebol, tênis ou basquete, pedalar ou nadar. Enquanto o coração estiver sendo bombeado e os músculos principais estiverem em movimento grandes chances de evitar doenças cardiovasculares.
Alternar as atividades ajuda a não ficar entediado.
Além de um treino de cardio, existe a necessidade de treinamento de força que pode ser feito utilizando pesos ou faixas de resistência duas vezes por semana. Cada sessão deve ser composta de 8 a 10 exercícios, utilizando um peso ou faixa que permita realizar de 8 a 12 repetições de cada exercício, podendo optar por concentrar o peso na parte inferior do corpo durante uma sessão e na parte superior e abdominais durante a próxima, sempre certificando-se de deixar o corpo descansar por pelo menos um dia entre as sessões, nunca trabalhando os mesmos músculos dois dias seguidos.
Depois dos 30 é sempre bom estar atento com a saúde, e a dieta alimentar é importante, porque atualmente o objetivo é chegar no mínimo até os 90…