Efeitos positivos da prática de exercícios físicos moderados na prevenção e tratamento do câncer

Uma pesquisa realizada pelo professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marcelo Demarzo, que teve início em 2003 e foi finalizada em julho deste ano, aborda os efeitos positivos da prática de exercícios físicos moderados na prevenção e tratamento do câncer.

Os resultados da pesquisa que reúne as ultimas descobertas da comunidade científica relacionadas ao desenvolvimento de tumores e o papel da atividade física na manutenção da qualidade de vida,foram reunidos no livro “Exercise and Cancer: Exercise in the Prevention and Treatment of Cancer”, publicado em inglês pela editora VDM Verlag

Segundo Demarzo, os exercícios físicos moderados e regulares, aliados à qualidade de vida, contribuem na promoção da saúde e reduzem os riscos de desenvolver tumores, ajuda a controla a exposição do organismo a determinados hormônios que podem favorecer o aparecimento de tumores e tem efeitos positivos contra o estresse, além de contribuir na prevenção ao câncer, pois contribui para o tratamento e recuperação de pessoas que desenvolveram a doença.

Atividades comuns no cotidiano, como caminhadas e execução de tarefas domésticas, por exemplo, contribuem para o fortalecimento das defesas do corpo. Já as atividades físicas em excesso favorecem o surgimento de tumores, pois causam estresse e diminuem a resistência do corpo.

Aos 30&Alguns, informo que ainda não há previsão da publicação em Português e para maiores informações sobre a obra podem ser obtidas pelo e-mail marcelokele@yahoo.com.br.

Curta nossa página 😉

2 thoughts on “Efeitos positivos da prática de exercícios físicos moderados na prevenção e tratamento do câncer

  1. Pingback: Veridiana Serpa
  2. Pingback: Veridiana Serpa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn