Atualmente vemos em vários posts e vídeos as iniciais DIY (Do It Yourself) que em português significa Faça Você Mesmo, ao invés de contratar, por exemplo, um jardineiro, pintor, ou algum profissional para reformar ou manter uma casa, porque não utilizar a técnica do faça você mesmo?

Em tempos de crise, nada melhor do economizar, sempre que possível e ao invés de contratar um profissional para fazer pequenas reformas na casa, que gera um gasto financeiro e muitas vezes o resultado não é bem o planejado, muitas vezes seguindo instruções, manuais , assistindo vídeos, você pode conseguir fazer com que o trabalho torne-se ainda mais simples e econômico.

Bricolagem é um termo usado para definir a prática de pequenos trabalhos sem ajuda de um profissional. O conceito é aplicado diariamente nos EUA desde a década de 1950, como “Do it yourself”,  ou “Faça você mesmo”. Na época, com o encarecimento da mão de obra, surgiu a necessidade das próprias pessoas resolverem pequenos reparos e manutenções em suas casas, sem o auxilio de um profissional especializado, as indústrias também se adaptaram a essa situação, levando facilidades na hora da montagem de produtos.

O Faça Você Mesmo pode ser aplicado no seu dia-a-dia, não precisa necessariamente estar associado a algo que você fará no lar, pode ser a modificação em uma peça do seu vestuário, lembrancinhas para a festa do seu filho, entre tantas outras coisas.

Abaixo , segue uma dica que recebemos do Elo7 para a confecção de uma carteira envelope.

Passo a Passo – Carteira-envelope

Materiais:

carteira-envelope-01

  • Cola Branca permanente (rótulo azul)
  • Tesoura
  • Cartolina
  • Retalhos de tricoline
  • Pincel
  • Fita crepe
  • Espátula ­(pode ser a de massa corrida vendidas em departamentos de construção­)
  • Régua fio de cabelo
  • 2 pedaços de 1cm x 1cm do Papelão paraná (gramatura grossa +2mm
  • 2 pedaços de 1cm x 1 cm de um papelão mais fino ­ pode aproveitar a contra capa que vem na folha Canson
  • Lápis

Passo 1

Fazer a laminação do tecido – transformar o tecido em uma textura de papel, assim fica mais fácil de trabalhar com ele.

Pegue a cartolina e corte cerca de 11×14 cm. Passe cola (espalhe bem, para que o tecido não fique manchado).

Com muito cuidado e aos poucos vamos colocar o tecido sobre a folha com cola. Vá colocando e já passando a mão para garantir que não vai ficar nenhuma bolha

carteira-envelope-02carteira-envelope-03carteira-envelope-04

Passo 2

Colar o papelão no tecido laminado, tente centraliza-­lo, assim vai ficar mais fácil de tirar os excessos e fazer o acabamento.

carteira-envelope-05

Passo 3

Depois de colar o papelão, pegue a régua fio de cabelo e faça a marcação com o lápis nos três lados da régua (repita isso pelos 4 lados do quadrado)

carteira-envelope-06

Passo 4

Recorte o tecido laminado nas marcações que fizemos com a régua fio de cabelo

carteira-envelope-07

Passo 5

Para fazer o acabamento, passe cola nas duas partes maiores do tecido laminado. Com a ajuda da espátula, dobre para dentro do papelão. Atenção nos cantinhos, o ideal é fazer com que a espátula cubra as quinas, assim terá um acabamento impecável!

Depois é só repetir esse processo nas duas partes menores

*REPITA O PASSO 3, 4 e 5 EM TODOS OS PEDAÇOS DE PAPELÃO, LEMBRANDO QUE O PAPELÃO MAIS FINO VAI SER A PARTE INTERNA DA CARTEIRA*

 

Passo 6

Para ter uma carteira com bolsos, lamine um pedaço de tecido de aproximadamente 10x20cm. Depois disso, faça uma margem de 2 cm, dobre e cole.

Pegue as duas partes de papelão grosso e faça uma marcação na sua altura de 4 cm.

Assim, quando colarmos o bolso, vamos garantir que ele não cubra o cartão.

Passo 7

Posicione o tecido laminado dobrado que fizemos para o bolso sobre a marca no papelão grosso. Para nos ajudar, podemos utilizar a fita crepe.

Passo 8

Passe cola no verso do papelão (bem no cantinho) e dobre na perpendicular o tecido para dentro do papelão. Use a espátula para que os cantinhos fiquem bem colados.

Repita esse processo também do outro lado. Depois é só colar a parte de baixo para dentro do papelão.

* Repita esse processo também no outro papelão mais grosso, assim terá bolso em ambas partes *

Passo 9

Corte quatro pedaços de elástico de 15 cm

Passo 10

Com uma margem de 2 cm, cole em uma parte do papelão mais fino as partes na paralela e o outro cruzado. Para ajudar, pode usar a fita crepe, assim os elásticos não sairão do lugar

Passo 11

Coloque as partes lado a lado e garanta que os elásticos ficarão para cima

Passo 12

Cole o elástico que está na paralela no verso do outro papelão. Idem com o elástico cruzado, cole o restante dele no outro papelão.

Passo 13

Cole os demais elásticos que sobraram pra fora, na parte interna do papelão.

*O elástico não pode ser puxado, nem ficar frouxo, o ideal é que ele fique bem juntinho*

Passo 14

Passe cola em ambas partes do papelão mais fino, e cole as outras duas partes do papelão

Cuidado com os bolsos, eles devem ser colados em ­espelho

Passo 15

Sua carteira está quase pronta! Mas como a cola demora pra secar, melhor colocar ela embaixo de alguns livros, assim ela ficará reta e sequinha.

Aguardar aproximadamente 6 horas, depende da região que você mora é mais seca ou úmida­

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com