Guia Internet Segura

Guia Internet Segura: criança se diverte e aprende a usar a Internet de forma segura

Personagens para montar e brincar no Guia Internet Segura para crianças chegam para complementar os materiais disponíveis para o público infantil

Que tal brincar com seus filhos e, ao mesmo tempo, ensiná-los sobre como navegar on-line sem riscos? Em comemoração ao Dia das Crianças, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou bonecos de papel tridimensionais das personagens do Guia Internet Segura: divirta-se e aprenda a usar a Internet de forma segura, desenvolvido pelo Centro. Basta imprimir os moldes disponíveis gratuitamente para download no portal Internet Segura, recortar, colar e se divertir.

A garotada poderá exercitar a criatividade, inventando histórias com integrantes da “turma do bem” (Firewall, Antivírus, Backup e Autenticação) e da “turma do mal” (Vírus, Spyware, Trojan e Zumbi).

“As crianças costumam realizar uma série de atividades na Internet. Essa prática se intensificou em razão do isolamento social e das aulas remotas durante a pandemia COVID-19. Por que não aproveitar a data para alertar, de forma lúdica e leve, sobre os cuidados que precisam ser tomados no ambiente digital?”

CRISTINE HOEPERS, gerente geral do CERT.br

A equipe do CERT.br contou com a ajuda dos pequenos para chegar à versão final das personagens para montar.

Assim como você precisa preservar a sua privacidade, também deve proteger a das outras pessoas

“Eles participaram do beta-teste das montagens. Aprimoramos alguns pontos importantes com base no feedback que nos deram”.

CRISTINE HOEPERS, GERENTE GERAL DO CERT.BR

Turma do bem x turma do mal, quem são essas personagens?

Turma do Bem:

  • Firewall: é o dispositivo de segurança usado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores;
  • Antivírus: ajuda a turma do bem a detectar, anular e eliminar vírus e outros tipos de códigos maliciosos do computador;
  • Backup: salva todas as informações do seu computador em outro dispositivo e não perde nada;
  • Autenticação: o segurança da turma. Confirma se quem está ali é mesmo o dono do dispositivo. Pede senhas e outros códigos de verificação, checa tudo antes de liberar a entrada.

Turma do mal:

  • Vírus: espalha-se pela rede inserindo cópias dele mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos;
  • Spyware: espião da turma. Observa o que você faz no seu dispositivo e conta para o invasor;
  • Trojan: também chamado de Cavalo de Tróia. Além de fazer o que você espera que ele faça, também faz outras coisas, normalmente maliciosas, sem que você saiba;
  • Zumbi: esse é o nome do computador que foi infectado por um bot. Nesse caso, a máquina pode ser controlada remotamente, sem que você saiba.

A ação também é uma maneira de divulgar o Guia Internet Segura, elaborado especificamente para o público infantil. “No material, entre uma explicação e outra, há caça-palavras, jogo da memória, dominó e labirinto, também disponíveis de forma separada em uma seção do portal destinada às crianças. Por meio da brincadeira, elas podem assimilar melhor as mensagens”, explica Miriam von Zuben, Analista de Segurança do CERT.br.

Outras iniciativas do NIC.br

Além das personagens e do Guia Internet Segura, o NIC . br disponibiliza gratuitamente no Portal Internet Segura diversos materiais de conscientização e orientação sobre um uso mais seguro da rede. São guias e fascículos com temas de interesse geral, destinados a crianças, adolescentes, pais e educadores, pessoas com mais de 60 anos até técnicos em Internet e Redes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.