João de Deus

“João de Deus – O abuso da fé”, livro de Cristina Fibe

Em um livro-reportagem investigativo, a jornalista Cristina Fibe traça uma narrativa profunda, corajosa e inédita da ascensão e queda do autoproclamado médium João Teixeira de Faria, conhecido como “João de Deus”

Se, por um lado, chorei com a atrocidade sofrida por mulheres que já se encontravam em situação de vulnerabilidade, por outro, comemorei o fim de um silêncio. De mais um. A gente não vai parar de lutar. Nós somos muitas. E temos coragem.” – Maria Ribeiro

Em setembro de 2018, Cristina Fibe, jornalista que fez carreira nas principais redações do país, deu início a uma apuração que revelaria, três meses depois, os estupros cometidos pelo autoproclamado médium João de Deus. O maior caso de crime sexual do Brasil ainda lhe tomaria três anos de trabalho até a publicação desta obra lançada pela Globo Livros.

Com prefácio de Maria Ribeiro, João de Deus – O abuso da fé é o livro de estreia da autora que desconstrói o mito em torno do garimpeiro goiano, desde a fundação de seu centro espiritual, na década de 1970, até a rede de crimes que o protegeu por quase cinquenta anos. A obra é um livro-reportagem investigativo, com informações apuradas e checadas em viagens a Abadiânia, visitas a IMLs, delegacias e tribunais, além de um mergulho em mais de mil páginas de processos criminais.

Dentre as centenas de entrevistas, há depoimentos exclusivos de figuras públicas próximas de João, como o ex-governador de Goiás Marconi Perillo e o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.

Com a sensibilidade e as ferramentas de quem se especializou na cobertura dos direitos das mulheres, Cristina Fibe dá voz também a algumas das mais de trezentas sobreviventes dos abusos, em relatos muitas vezes chocantes, mas necessários para interromper o silêncio que leva à impunidade. O resultado é uma narrativa profunda, corajosa e inédita da ascensão e queda de João Teixeira de Faria, permeada por bastidores da revelação de seus crimes pela imprensa, que levou à condenação a mais de sessenta anos de prisão.

Sobre a autora:

Cristina FIbe nasceu em São Paulo – SP, em 1982. Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), começou sua trajetória nas principais redações do país aos 21 anos. Na Folha de S. Paulo, entre 2004 e 2011, foi repórter de política, chefe de reportagem de Cultura e correspondente em Nova York. No jornal O Globo, ao longo de uma década, foi subeditora de Cultura e das editorias responsáveis por temas como direitos humanos, saúde, educação e meio ambiente. Especializou-se na cobertura de violência contra a mulher a partir de 2018, quando atuou para revelar os estupros cometidos pelo então celebrado médium João Teixeira de Faria. Este é seu livro de estreia.

Título: João de Deus – O abuso da fé
Autores: Cristina Fibe | Páginas: 240 | Formato: 16X23cm
ISBN: 9786586047868 | Preço: R﹩ 49,90 – e-book: R﹩34,90
Para comprar: https://amzn.to/3F6rTPW

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.