O 1º Encontro B.L.S

Ontem (06.08.07) ocorreu na cidade do Rio de Janeiro o 1º Encontro B.L.S (Blogueiros, Leitores e Simpatizantes) no Armazém Digital localizado no Rio Design Center no Leblon.

Como o encontro iria começar as 19h, fui direto do trabalho, cheguei 50 minutos antes, dei uma passeada pelo Leblon, depois encontrei com o meu amigo Nick Ellis (Digital Drops) , que mora do lado de onde ocorreria o evento e fomos meio sem saber se estaria cheio, se seria um sucesso ou não. O Nick ainda perguntou se eu estava levando o laptop, e como eu vou trabalhar de ônibus, em um bairro não muito seguro, acabei levando apenas 2 folhas de papel e uma caneta. Ele por sua vez, estava levando seu Mac, o que foi ótimo, pois ele fez anotações o tempo todo e tenho certeza que terá um dos posts mais completos a respeito do evento.

Logo que chegamos o Beto Largman (Feira Moderna) veio falar conosco, em seguida fomos apresentados ao Fábio Seixas (Fábio Seixas, versão txt). Sentamos em uma mesa digamos assim na segunda fileira, depois de um tempinho chegou o Alexandre Fugita (Techbits), diretamente de Sampa, na maior disposição e sentou-se na mesma mesa. Com o tempo foram chegando alguns rostos conhecidos, digo alguns, pois a maioria não coloca fotos no blog, então o ambiente foi enchendo de pessoas e nós não tínhamos a menor noção de quem eram, já o Bruno Alves (BrPoint) quando chegou, foi logo reconhecido, assim como o Carlos Cardoso (Contraditorium, Blog do Cardoso, Meio Bit), .

BLS-060807.jpg
  • coluna da esquerda: 1. Fábio Seixas, Beto Largman, Carlos Cardoso, Paulo Mussoi e Alexandre Inagaki; 2. Bernardo Bauer; 3. Veridiana Serpa e Guga Frullani; 4. Romullo Pontes (microfone) e participantes; 5. mesa novamente; 5. Romullo Pontes, Nick Ellis, Cris Dias e Jorge Aragão; 6. Guga Frullani
  • coluna direita: 1. Bruno Alves; 2. Nick Ellis; 3. Cris Dias; 4. Danilo Medeiros; 5. Alexandre Fugita; 6. Jorge Aragão e Veridiana Serpa
  • Mas vamos falar sobre o encontro já que fiz algumas anotações . Na mesa estavam sentados o Fábio Seixas, Beto Largman, Carlos Cardoso, Paulo Mussoi (coordenador dos blogs do Globo Online) e o Alexandre Inagaki (Pensar Enlouquece, Pense Nisso). O Alessandro Barbosa Lima (Diretor do E.life) foi convidado, mas não pode comparecer, porém enviou um vídeo que deu início as discussões a respeito dos blogueiros serem ou não formadores de opinião, depois passou por temas como ranking, comentários, mídia, entre outros.

    Segundo o Fábio Seixas os blogueiros podem influenciar as pessoas que estão lendo os posts positivamente ou negativamente, a base da formação de opinião é a credibilidade e é importante entender que os blogs como mídia podem influenciar a sociedade e que acha importante os blogueiros se preocuparem com a veracidade da matéria.

    O Cardoso tocou no ponto relativo a vantagem do blog, e mostrou a diferença entre número de visitas e qualidade, explicando que qualquer um pode ter um blog e ter visitação, basta mostrar fotos da playboy e acidentes, isso irá gerar visitantes, porém esses não serão permanentes, pois o blog não irá gerar conteúdo.

    O Paulo Mussoi, contou um pouco a respeito da criação dos blogs no jornal, e que a idéia surgiu por ser uma ferramenta muito útil, barata e com capacidade de ampliar o acesso dos visitantes. Atualmente o jornal conta com 70 blogs, segundo o Paulo a empresa ainda não investe como deveria na internet, não há orçamento para isso, mas as mudanças que ocorreram até o momento ajudaram a trazer muitos jornalistas para a rede e lembrou que não basta ter um blog para ser um formador de opinião.

    O Inagaki explicou entre vários assuntos, que o ranking serve como parâmetro para verificar se um blog é bom ou não, mas que a agência na qual ele trabalha, na verdade se preocupa mais com as visitas diárias, o aspecto qualitativo do blog, relevância e parâmetro de formação de opinião.

    O Cris Dias que estava na platéia, também deu como o exemplo o Andrew Keen que é super linkado negativamente e como os sistemas de ranking são robóticos ele sempre aparece no topo.

    Em relação a blogs e empresas/ blogs de empresas, o Cardoso mencionou o Doceblog que foi criado pela empresa DoceShop, que acabou ganhando destaque e espaço na mídia tradicional.

    O Bruno Alves estava na platéia e participou lembrando da importância dos comentários, e disse que apesar de ter o blog monetizado, prefere um comentário do que um cheque, já o Cardoso lembrou dos leitores que comentam 15 segundos depois que um post foi colocado e da importância dos comentários, inclusive algumas vezes os textos acabam tornando conversas estilo MSN.

    Para algumas pessoas a diferença do blog para o site é ter comentários, o Nick Ellis questionou a respeito dos jornais atualmente terem espaço para comentários após a matéria, o Paulo explicou que deixar que comente uma notícia não significa querer transformar o jornal em blog, e outra parte da questão levantada pelo Nick foi se na opinião dos participantes haveria diferença entre jornalistas e blogueiros, frisou que não tem nada contra jornalistas e o Paulo disse que no O Globo Online não há distinção entre blogueiros e jornalistas.

    Outro ponto tocado pelo Danilo (Digital Minds) é a mudança radical da mídia e a maioria das pessoas não conseguem ter a percepção do fato e que os blogueiros tem que prestar atenção aos fatos, não ficar repitindo notícias, criar conteúdo, lembrar de citar a fonte, nesse ponto o Cardoso também lembrou que ficar lendo as mesmas notícias em diversos blogs se torna chato, apesar de que muitas vezes o blogueiro não tem que somente se preocupar se a notícia está sendo super exposta, tem que lembrar de passar conteúdo.

    O Fugita no final ainda perguntou a opinião dos participantes a respeito dos posts remunerados, segundo a opinião do Fábio ele é a favor dos posts pagos, mas o blogueiro tem que ser claro e informar o leitor que aquele post é pago, o Cardoso explicou a diferença de post pago, matéria paga e informe publicitário. O Paulo sendo jornalista fica um pouco preocupado com o texto pago no meio dos textos editoriais, mas finalizando ficou a opinião do Cardoso explicando que o blogueiro quando escreve um post pago, recebe pela sua opinião, seja ela qual for e jamais esquecer de avisar que aquele post é um post que o blogueiro está sendo remunerado para escrever.

    E o Jorge Aragão? O Jorge Aragão é super antenado, adora tecnologia e informou ao Romullo que resolveu ir, além de conhecer o Beto, também por se interessar em saber o que está acontecendo de novo, acha importante acompanhar a evolução da internet mesmo porque muito do que acontece está interligado com a sua profissão, como exemplo: a pirataria.

    Em resumo, foi ótimo poder participar e conhecer outros blogueiros.

    *fui anotando e se tiver colocado alguma informação equivocada, as pessoas mencionadas por favor entrem em contato.

    fonte: Geek Chic

    Curta nossa página 😉

    6 comentários

    1. Este encontro foi um sucesso! Conhecer todo aquele pessoal e discutir todos aqueles temas foi muito importante pra mim e acredito que para todos que participaram. Encontrar o Jorge Aragão lá foi a maior surpresa da noite! hehe! Abraço aos Geeks!

      Romullo (Noel), foi muito o encontro, muito bom conhecer pessoalmente vários blogueiros que temos “contato” diariamente … abs

    2. Que legal!!!!
      deve ter sido mto bom mesmo participar desse primeiro encontro B.L.S, conhecer gente q só se comunica através da internet..
      tomara q esse tenha sido o primeiro de mtos…
      bjus

      foi muito legal, como disse ao Romullo, colocamos um rosto ao blog … bjs

    3. Foi muito legal conhecer pessoalmente pessoas que até então eram só entidades incorpóreas de TCP/IP. Só faltou, como o Cardoso comentou, um ou dois trolls para compor a cena. Ou então alguém pegando o microfone para vender Viagra…

      realmente, tem razão, foi muito legal o encontro e muito legal te conhecer… assinei o feed do ml42 … abs

    4. Guga e Veridiana, foi muito bacana conhecê-los pessoalmente. Ah, obrigado pelo relato e pelas fotos. 😀 Um abraço!

      Inagaki foi muito bom tb te conhecer e a idéia do encontro foi sensacional … abs


    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.