O fumo e a saúde pública

O fumo é um desafio para a saúde pública e o Ministério da Saúde ampliou em 63% os recursos para o tratamento daqueles que desejam parar de fumar, com algumas medidas:

> tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) com distribuição através das Secretarias Estaduais de Saúde de adesivos, gomas de mascar,   pastilhas de nicotina e comprimidos de cloridrato bupropiona, usados no tratamento de fumantes;

> proibição da propaganda de tabaco;

> aumento de impostos;

> advertências nos maços de cigarro;

> Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco, página onde o internauta encontra as mais recentes informações sobre o controle do tabagismo no Brasil, com direcionamento a sites dos órgãos que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conicq). – www.inca.gov.br/observatoriotabaco;

Você sabia que está aberta consulta pública da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que estimula as operadoras de planos de saúde a criarem programas de promoção da saúde a seus usuários?

Pela proposta, o usuário de plano de saúde que aderir a esses programas poderá ter desconto na mensalidade e para saber mais a respeito, o texto está disponível até 14 de junho, no site www.ans.gov.br.

O Ministério da Saúde também incentiva projetos antitbaco em 163 municípios onde as principais ações realizadas são a formação de grupos de apoio e a realização de campanhas de prevenção ao início do consumo de cigarros, sendo que 44 municípios possuem legislação que proíbe o fumo nos ambientes fechados.

Os principais meios de atendimento aos usuários do SUS são:
• Disque Saúde (0800-61-1997) – ligação gratuita.
• Site do Ministério da Saúde –  clique aqui.
• Carta para o Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS. Endereço:Setor da Administração Federal (SAF) Sul, Quadra 2, Lotes 05/06, Edifício Premium, Torre I, Sala 305. CEP: 70070-600. Brasília – DF.

Curta nossa página 😉

3 thoughts on “O fumo e a saúde pública

  1. Pingback: Rede Geral Perfis
  2. sou fumante e gostaria de saber como alguem poderia me ajudar a parar , pois ja me sinto mal ja tentei mais tudo em vão , hoje lendo meu signo encontrei o site do sus que pode ajudar os fumante ,muito importante e muito grata!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn