O HIV e as cinquentonas

Segundo a Agência da Saúde, nos útlimos dez anos triplicou o número de mulheres na faixa dos cinquenta anos de idade, infectadas pelo HIV, segundo pesquisa realizada com mulheres nessa faixa etária em 2008, 55,3% delas são sexualmente ativas e 72% afirmaram não usar camisinha com parceiros casuais.

As estatísticas mostram que “o uso regular de camisinha nas relações casuais no grupo de 15 a 49 anos fica em 47,5%; nos mais velhos, esse índice é de apenas 34,8%”.

Para a coordenadora do Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, essas mulheres iniciaram a vida sexual num período pré Aids, o problema é que agora, por não usarem a camisinha, já que a maioria está na menopausa e não corre risco de engravidar,  a taxa de incidência de casos diagnosticados nessa faixa etária  é 11,6 casos por 100 mil habitante.

Apesar da evolução no tratamento, em cerca de 40% dos casos, o diagnóstico da infecção é feito de forma tardia, e ainda ocorre o perigo da recontaminação,  que a maioria das pessoas nem mesmo imaginam que existe, a recontaminação por HIV pode acelerar a evolução para a doença AIDS.

Apenas em 2008 foram gastos pelo governo, R$1 bilhão com medicamentos para pacientes contaminados com o HIV.

Aos 30&Alguns vale a pena lembrar que segundo o Ministério da Saúde, “estima-se que, pelo menos, 255 mil brasileiros estejam infectados pelo vírus da Aids e ainda não tenham feito o exame.” Vamos ajudar a população a se conscientizar que o vírus está circulando, ele não é sazonal, não aparece apenas durante o carnaval, é extremamente importante as pessoas sexualmente ativas usarem a camisinha. Passe a mensagem adiante.

fonte: Portal da Saúde

Curta nossa página 😉

2 thoughts on “O HIV e as cinquentonas

  1. Olha, que legal.Outro dia discuti isso com amigos, sobre a eficácia da campaha de conscientização sobre o uso de camisinha no Brasil.
    Para mais uma geração (dependendo da campanha manter-se forte), o que será estranho para a molecada será transar SEM a camisinha.
    Educação, como sempre, é tudo.

    (Engoliu-se um “n” no título: Cinquetonas)

    Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn