Carboidrato de rápida absorção, para ganho de peso e/ou massa muscular, a maltodextrina é indicada para pessoas que precisam de um fornecimento calibrado de energia
A maltodextrina, utilizada na indústria alimentícia e na industria farmacêutica, é um carboidrato produzido a partir da quebra parcial (hidrólise) do amido proveniente, principalmente, do milho. Mas outros vegetais (arroz, batata, mandioca e trigo) também podem ser utilizados como matéria-prima para produzí-la.
Na indústria alimentícia serve de alimentos para acrescentar um sabor doce e viscosidade em vários produtos, como pães, produtos lácteos, molhos prontos para salada, embutidos e refrigerantes e pães.
Na indústria farmacêutica, funciona como agente aglomerante (um ligante) e umectante na fabricação de medicamentos, entre outras funções.
A Maltodextrina pode ser usada por quem tem dificuldades de engordar, como crianças e pessoas abaixo do peso, é um carboidrato com cerce de 4 calorias por grama, sendo asim, se a soma total de calorias consumidas no dia for superior ao gasto calórico, o suplemento contribui para o aumento de peso.
Maltodextrina e atividade física
Atualmente é muito utilizado por pessoas que praticam atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e longa duração, por quem faz musculação e por atletas com o objetivo de melhorar a performance nos treinos. Ideal para esse público por ser uma opção prática para repor a energia durante esportes considerados de longa duração como corrida, ciclismo, triatlo e futebol.
A substância também é uma rápida fonte de energia para atletas que não conseguem se alimentar antes do exercício.
Quando consumida antes do treino por pessoas que praticam exercícios aeróbicos, a maltodextrina garantie que o corpo tenha as quantidades corretas de glicose para a prática segura de exercícios, poupando as proteínas teciduais e evitando a hipoglicemia, sendo aconselhavel consumir o suplemento antes ou durante a prática da atividade física.
Para quem faz musculação, a recomendação é consumir o suplemento após o treino já que a maltodextrina ajuda no ganho de massa muscular, além de ajudar na entrada da proteína nos músculos que sofrem micro-lesões devido à prática de exercícios, reparando-os e ajudando-os a ficarem maiores e mais fortes.
A maltodextrina pode ser encontrada na forma de gel ou em pó e o uso da substância deve sempre ser orientado por um nutricionista.