hipotiroidismo

O que é Hipotiroidismo?

Hipotiroidismo – Tudo que Você Precisa Saber

Cansaço, Fadiga, Aumento de peso, Menstruação Irregular, Unhas fracas, Queda de Cabelo? Tudo isso Pode ser Sinal de Hipotiroidismo

Se você se sente muito  fadigada e, se mesmo dormindo a noite toda, ainda acorda cansada e sem ânimo e junto a isso você percebe que seu cabelo está caindo, suas unhas estão fracas, sua menstruação está irregular, sua pele está seca, seu intestino vive preso e você está acima do peso, atenção: –Você pode ter Hipotiroidismo.

O QUE É

Hipotireoidismo é uma disfunção da tireoide, glândula do sistema endócrino, localizada no pescoço, reguladora de hormônios e de órgãos importantes do nosso corpo como fígado, rins, coração e cérebro.

A hipófise é uma pequena glândula, localizada na base do nosso cérebro, responsável pela produção do hormônio estimulante da tireoide (TSH), que induz naturalmente a tireoide a produzir T3 e T4. O hipotiroidismo, muitas vezes associado ao ganho de peso, é caracterizado pela queda ou pela não produção da triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).

CAUSAS

A maior causa de Hipotireoidismo é doença de Hashimoto, que é uma doença auto imune, onde o próprio organismo, por motivos desconhecidos, produz anticorpos que atacam a glândula tireoide e por isso ela passa não conseguir produzir hormônios como deveria tornando suas doses insuficientes, causando os sintomas falados anteriormente.

DIAGNÓSTICO

 O diagnóstico é laboratorial, através de exame de sangue, onde serão medidos os níveis de hormônios circulantes da tireoide que são o T3 e o T4 livre, que é o hormônio ativo na corrente sanguínea e o TSH que é o hormônio tireoestimulante.

É por isso que o organismo e o metabolismo vão ficando cada vez mais lentos, afinal, os hormônios tireoidianos são responsáveis pelo metabolismo do corpo inteiro.

QUEM PODE TER

Apesar de ser mais comum em mulheres a partir dos 50 anos, o hipotiroidismo  pode acontecer em qualquer pessoa independente de  idade ou gênero e até mesmo em recém-nascidos – o chamado hipotireoidismo congênito, diagnosticado  através do “Teste do Pezinho”, que deve ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê.

Havendo resposta positiva ao hipotireoidismo congênito, o tratamento precisa ser iniciado imediatamente, a fim de evitar consequências, entre elas o retardo mental do bebê.

O TRATAMENTO

Apesar de ser uma doença incurável, o tratamento do Hipotireoidismo é simples e consiste na reposição do hormônio tireoidiano que é usado em comprimidos e possui várias dosagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.