paladar

Sempre me deparo com uns textos bem interessantes e o “The 5 Weirdest Things That Influence How Your Food Taste“, acabei sabendo fatos que até então desconhecia sobre o que pode influenciar o nosso paladar, que  é manipulado por um monte de fatores fora do nosso controle e isso começa bem cedo, no início de tudo, quando estamos no ventre de nossas mães, já que os alimentos que elas comem enquanto estão grávidas, acabam influenciando quais serão os nossos alimentos favoritos.

Um estudo realizado por pesquisadores do Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia, onde mulheres grávidas beberam bastante suco de cenoura durante a gravidez e durante o período de amamentação, mostrou que as crianças cujas mães bebiam suco de cenoura, independentemente da fase (gravidez ou amamentação), tiveram menores problemas ao se adaptarem a comer cereal de cenoura.

Na verdade, as crianças cujas mães tinham bebido suco de cenoura durante ambas as fases, gravidez e amamentação, supostamente não cansavam de beber suco de cenoura, o que faz sentido se considerarmos que de certa forma o suco era passado para a criança através do líquido amniótico que cerca o ventre e o leite materno.

Outro fato interessante é que as pessoas acreditam que as comidas que estão dentro de embalagens bem desenhadas, com boa aparência, são mais gostosas do que comidas em embalagens que tenham uma imagem não tão boa, uma foto mal tirada, letras nem tanto atraentes, é por isso que artistas e designers recebem, é por isso que os rótulos existem em primeiro lugar.

O rótulo tem influência direta na experiência de sabor real, por exemplo, um teste feito com bolognesa classificada como com baixo teor de gordura e outra classificada como regular, que foram oferecidas para dois grupos distintos, sendo que ambas na realidade eram a mesma carne regular, resultou que pessoas acabaram classificando a versão supostamente com baixo teor de gordura como sendo pior do que a outra.

Um estudo realizado em 2002 constatou que simplesmente adicionando o nome de uma substância na lista dos ingredientes foi suficiente para fazer as pessoas provarem o alimento e não gostar, outro exemplo foi com a barra de cereal que foi distribuída para dois grupos, em um grupo a palavra “soja” foi acrescentada ao rótulo, mesmo sem ter nenhuma soja no alimento. O grupo que recebeu a barra “com soja”, acabou decidindo na sua maioria que a barra era pior do que as barras sem soja, foram quase quatro vezes mais propensos a dizer que a barra tinha um gosto estranho, do que o outro grupo que comeu exatamente a mesma barra sem a palavra soja no rótulo.

Nesse teste em questão, as pessoas deveriam apenas responder se a barra era “boa”ou “ruim”, porémaqueles que receberam a barra supostamente com soja, ainda reclamaram do sabor, alguns até mesmo chegaram a dizer que a barra era mais “granulada”.

A quantidade de barulho é outro fator que também pode influenciar o paladar, quando as pessoas comem em locais com altos níveis de ruído, perdem a capacidade de medir com precisão quão doce ou salgado o alimento é, e isso tem a ver com a forma como o cérebro está conectado, afetando as papilas gustativas. A ciência ainda concorda que se a música estiver em um volume entre 62 e 67 decibéis sobre o nível que as conversas estão sendo realizadas a comida servida terá um sabor melhor do que se for servida com um volume musical mais alto. A música deve ser audível o suficiente para despertar os sentidos, mas baixa o suficiente para não sobrecarregá-los, e outra dica é que música clássica funciona melhor.

Tudo isso se aplica a estabelecimentos que servem bebidas alcóolicas, a pesquisa descobriu que a opinião de uma pessoa sobre um vinho, em grande parte depende de que tipo de música está sendo tocada enquanto ela bebe, as avaliações sobre determinado vinho variaram até 60%, dependendo da trilha sonora que estava sendo tocada.

Aos 30&alguns achei essas informações de veras interessantes e você?

atualização: dei uma revisada no texto, já que quando postei estava com o bebê ao lado e depois notei que estava com alguns erros 🙂

By Veri Serpa Frullani

Veri Serpa Frullani, brasileira, mãe e esposa, atualmente vive em Dubai, já morou em Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro. Bacharel em Turismo, produtora multimída, escritora, designer de acessórios, também é editora do Portal Vida Adulta, do Geek Chic e do Firma Produções. Já editou os extintos Brazilians Abroad e Comida Brasileira. Veri Serpa Frullani tem presença e influência na internet desde 1999, já foi colaboradora de vários projetos e sites, entre eles TechTudo, Digital Drops, Olhar Digital e dos extintos Nossa Via e Deusario.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com