Com as temperaturas mais elevadas por causa da primavera, outubro é o mês ideal para consumir algumas frutas e vegetais, ricos em proteínas e nutrientes que são comuns durante essa época do ano.
Abaixo algumas dicas da nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, Larissa Santana:
Alcachofra – planta medicinal utilizada em diversas receitas, deve ser a aposta de quem deseja incluir produtos nutritivos no cardápio. Ela contém potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, silício, vitaminas A, B e C, e propriedades antioxidantes. Auxilia no controle do colesterol e na redução da inflamação do organismo, também possui função diurética.
Golden Berry – fruta fonte de vitamina A, C, ferro, fibras, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B e fibras. A fruta auxilia no controle do estresse, cansaço e fadiga, além de melhorar a disposição e energia.
Maxixe, hortaliças ricas em zinco e minerais – importantes para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo. O maxixe auxilia na cicatrização da pele, fortalece o sistema imunológico e controla o colesterol.
Nectarina – muito presente em outubro, é rica em vitamina A, C e complexo B, além dos sais minerais como cálcio, potássio e fósforo. Os antioxidantes presentes na fruta ajudam a melhorar o mecanismo de defesa do organismo. A nectarina age contra a obesidade e previne o câncer.
Nozes – possuem vitamina E, que contribuem no combate ao estresse, e fitoesteróis, que são substâncias antioxidantes. Além disso, os fitoesteróis impedem que boa parte da gordura seja absorvida pelo organismo, por isso, protege o corpo de doenças cardiovasculares. O magnésio, também presente nas nozes, auxilia na prevenção de diabetes tipo dois, hipertensão e síndrome metabólica.
Pepino Japonês – possui baixo teor de gorduras e é bastante nutritivo, possui ação anti-inflamatória, antioxidante, laxativa e anticancerígena e auxilia na função intestinal, no emagrecimento e no controle da pressão arterial.
Tomate Caqui – rico em vitamina A, C, complexo B, potássio e cromo, é a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento, modula o sistema imunológico e reduz o risco para vários tipos de câncer.
Uva Thompson – fonte de carboidrato, importante para o fornecimento de energia para o organismo, fonte de vitamina C, do complexo B, ferro, cálcio e potássio. Uma fruta rica em nutrientes, tem ação antioxidante, combate os radicais livres e são anticancerígena. As uvas roxas, pois possuem resveratrol, que protege o coração das doenças cardiovasculares.
Segundo Larissa Santana, todos esses alimentos podem ser incluídos no cardápio para garantir uma dieta mais rica em nutrientes e proteínas. No entanto, é essencial o acompanhamento de um profissional que prepare uma rotina alimentar específica para as necessidades de cada pessoa.