Como o Romã está associado à fertilidade e como a fruta contribui para a saúde do corpo
Envolta em superstições e histórias relacionadas aos árabes, judeus e até mesmo gregos, a Romã é uma fruta associada às paixões, a seu poder afrodisíaco e à religiosidade. Essa fruta, muito comum no oriente e mediterrâneo, contém compostos funcionais importantes para a saúde do corpo. É rica em flavonoides, quercetina e ácido elágico, antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças e combatem o envelhecimento precoce.
Em sua composição nutricional, a Punica Granatum, nome científico da Romã, possui fibras, vitamina C, A, ácido fólico, potássio e fósforo. Dentre os benefícios listados estão: ajuda na manutenção do peso e controle da fome; combate à diarreia, melhora a saúde da pele; fortalece o sistema imunológico; equilibra a flora intestinal; ajuda nas funções dos neurônios; reduz a pressão arterial; e faz bem ao coração.
Segundo a especialista em Obesidade e Emagrecimento e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU — Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, a romã é uma fruta muito recomendada e pode ser incluída em diversas dietas, pois possui baixa caloria e uma quantidade importante de fibras. “Ela auxilia na perda de peso e ajuda na redução do LDL, o mau colesterol. Aliado a isso, ajuda na prevenção de doenças por conta dos antioxidantes, substâncias que neutralizam os radicais livres e protegem as células do corpo.”, afirmou.
Ainda de acordo com Flávia Ribeiro, além dos frutos, o caule e a casca da romã podem ser utilizados para tratar problemas de garganta, pois possuem taninos e flavonoides, substâncias anti-inflamatórias. Seja em saladas, temperos, sucos ou in natura, a romã é uma fruta exótica que conquistou paladares ao redor do mundo por seus nutrientes, benefícios e versatilidade.