A decisão de sair da casa dos pais

Segundo dados do IBGE cerca de 24% dos jovens adultos (de 25 a 34 anos) ainda moram com os pais sendo 60% homens e 40% mulheres, mas não importa quando os filhos saem de casa, o sentimento sempre é o mesmo, mas em uma pesquisa,  com o passar dos anos torna-se difícil para muitas mães o sentimento de ninho vazio, ocorre depois que os filhos saem de casa, o que faz com que os pais sintam a falta do movimento em casa, de cuidar, conversar e fazer atividades rotineiras juntos.

Na Europa esse movimento, por questões culturais, é diferente, um em cada dois jovens de 23 anos ainda moravam na casa de seus pais, segundo a Federal Statistical Office. No entanto, apenas uma em cada três mulheres de 23 anos ainda viviam casa dos pais. Pelos padrões europeus, os jovens adultos na Alemanha saem de casa relativamente cedo, os homens, no entanto, saem de casa mais tarde do que as mulheres.

Mas na Croácia e Eslováquia há uma movimentação diferente, em média, os jovens adultos tem mais de 32 anos de idade, quando eles decidem procurar sua própria casa. No Sul da Europa, o “Hotel da Mamãe” também continua muito popular: italianos começam a procurar seu próprio canto em uma idade média de 31, 32 anos (mulheres italianas em 28, 29 anos) e espanhóis em 29 anos (mulheres espanholas em 28,2 anos) .

Já os alemães tem em média 23 anos de idade quando saem de casa (os homens com 24 anos e as mulheres com 22 anos), que é abaixo da média europeia. Apenas escandinavos sentem um impulso ainda mais forte para serem independentes e deixarem a sua casa-mãe para trás em seus 20 e poucos anos (suecos têm, em média, 20 anos, dinamarqueses em 21 anos e as mulheres dinamarquesas têm 20 anos).

No Brasil o Airbnb analisou anfitriões com mais de 60 anos e descobriu que já hospedaram mais de 28 mil pessoas, fazendo uma renda média de 5.300,00 dólares por ano pelo Airbnb. As razões podem ser de natureza financeira já que algumas hospedagens do Airbnb são usadas para complementar a renda.

E você, com quantos anos saiu ou pretende sair da casa dos pais?

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn