Recebi do meu marido, via email o link para o texto “Are Breastfed Kids Smarter?” e como desde que o Adriano nasceu já escrevi sobre o tema, achei interessante compartilhar a informação.
Segundo o Reuters, um novo estudo publicado no The Journal of Pediatrics, no Reino Unido, 12.000 crianças com 5 anos de idade tiveram o vocabulário, raciocínio e habilidades espaciais testadas e a conclusão foi que crianças que foram amamentadas por mais de alguns meses quando bebês se saíram melhor em todos os testes.
A diferença mais dramática dentro do grupo de estudo foi entre as crianças que nasceram prematuramente. Os prematuros que foram amamentados conseguiram acompanhar o desenvolvimento das crianças com a mesma idade que nasceram de 9 meses, diferentemente dos prematuros que não foram amamentados.
Apesar dos pesquisadores reconhecerem que as diferenças no desempenho das crianças que nasceram a termo era geralmente menor, eles apontam que as implicações encontradas sobre bebês prematuros são significativas, já que as crianças que começam em desvantagem, as lacunas tendem a ficar mais largas, em vez de mais estreitas à medida que envelhecem.
Embora alguns dos benefícios do aleitamento materno, tais como a resistência do sistema imunológico, os ácidos gordos essenciais no leite materno que ajudam no desenvolvimento das células cerebrais e de desenvolvimento, em particular, além das diferenças nos hormônios e fatores de crescimento que não faltam na fórmula, outro fator que os pesquisadores destacaram é que talvez crianças que são amamentadas são mais acalentadas o que pode dar algum tipo de vantagem para os bebês.
Atualmente o aleitamento materno é amplamente considerado a melhor prática, sendo assim muitas mães estão mais preocupadas em fazer o que é melhor para seus filhos e tentam amamentar e geralmente, essas são as mesmas pessoas que estão enviando seus filhos para a creche, pré-escola, lendo para eles, enfim dando uma maior atenção as necessidades dos filhos, então até quanto desse desenvolvimento pode ser atribuido única e exclusivamente a amamentação e o que deve ser atribuido a todos os fatores conjuntos?