Tamanho da linha influencia na rapidez da leitura

Você sabia que o tamanho da linha influencia na rapidez da leitura?

Verdade, as pessoa lêem mais rápido quando o comprimento da linha é mais longo, mas, coisas do ser humano, preferem quando as linhas são mais curtas.

Uma pesquisa publicada na Behavior & Information Technology (How Physical Text Layout Affects Reading from Screen) demonstrou que as pessoas lêem mais rápido com comprimentos de linha mais longos, que 100 caracteres por linha é o comprimento ideal para uma boa velocidade de leitura em tela, mas as pessoas preferem preferem linhas mais curtas ou médias (de 45 a 72 caracteres por linha).

A pesquisa também mostrou que as pessoas podem ler uma única coluna larga mais rápido do que várias colunas, mas preferem várias colunas. As pessoas geralmente ao serem indagadas se lêem mais rápido textos com várias colunas com comprimentos de linha curtos, insistem que nesse formato lêem mais rápido.

O dilema consiste em dar às pessoas o que eles preferem, mesmo sabendo que eles vão ler mais devagar ou usar um comprimento da linha mais longa e uma coluna. Na verdade a resposta depende se o veículo onde está a publicação deseja pessoas leiam mais rápido ou se preferem que fiquem mais tempo visitando o site, etc.

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Follow by Email
Pinterest
LinkedIn