5 tendências do mercado de tecnologia para 2023, Daniel Kriger, Ceo da Kenzie Academy Brasil, destaca as principais apostas da área para o próximo ano
O setor de tecnologia se mantém como um dos principais mercados da economia, recebendo investimentos de todas as outras áreas, além de ser responsável por muitas das inovações incorporadas no cotidiano de milhões de pessoas. Não é à toa que esse setor é um dos que mais movimentam a economia e gera empregos. De acordo com pesquisa realizada pela Sky.One, feita em parceria com a Advance, a expectativa é a de que o mercado de tecnologia apresente crescimento de 22% em 2023. A estimativa se mostra fiel ao desenvolvimento registrado nos últimos anos, considerando que o setor deve encerrar o ano de 2022 com a mesma porcentagem de crescimento.
Em 2021, a área de TI cresceu 23%, segundo a mesma pesquisa, registrando uma alta de 12,8% em comparação com o ano de 2020, quando o crescimento foi de 10,4%. Para 2022 e 2023, estima-se que o setor deve atingir a marca de 22%.
Atento aos movimentos do mercado de tecnologia, Daniel Kriger, CEO e cofundador da Kenzie Academy Brasil – edtech de programação voltada à formação de programadores – lista as principais tendências para a área em 2023:
1- TI será uma das áreas protagonistas
Não é novidade que a pandemia impulsionou a aceleração digital e, com isso, a busca das empresas por desenvolvedores de software cresceu. Ao que tudo indica, essa demanda por profissionais qualificados de TI continuará com força total em 2023. Isso porque, cada vez mais negócios adotam o uso de sistemas de computação na nuvem, o que torna extremamente importante a contratação de desenvolvedores de software. Além disso, as companhias estão prezando ainda mais pela utilização e disponibilização no mercado de programas responsivos, principalmente em formato mobile, para atender colaboradores, stakeholders e clientes finais, o que, novamente, ressalta a importância que o profissional de TI terá nos próximos anos.
2- Segurança de dados no ambiente virtual
Desde que a Lei Geral de Proteção a Dados entrou em vigor, em setembro de 2020, as companhias que operam em solo nacional enfrentam diariamente os desafios que envolvem a adoção de novas práticas e sistemas para se adequar às determinações da legislação, além de se mostrarem mais preocupadas com o armazenamento, a utilização e a proteção de dados pessoais cadastrados em suas bases.
Em 2023, o nível de atenção das corporações com essa prática ética tende a se intensificar, já que, segundo o estudo “Cybersecurity — Thematic Research”, feito pela GlobalData, companhia de consultoria de dados, o investimento global com segurança cibernética deverá ser de 198 bilhões de dólares até 2025. Esse investimento, consequentemente, também trará vantagens econômicas para os negócios, já que estar em consonância com a LGPD é bem visto pelo mercado, agregando valor às companhias.
3- Plataformas em nuvem
As plataformas em nuvem consistem em espaços virtuais que combinam Software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS), criadas com funcionalidades personalizadas para cada setor dentro das empresas, de forma a otimizar os serviços oferecidos por elas. Essas “ferramentas” também permitem que as companhias usem os dados armazenados nesses espaços para criar novos negócios e soluções de base digital. De acordo com a Gartner, em 2027, mais de 50% das empresas utilizarão a tecnologia para acelerar seus negócios.
4 – I.A ainda pode ser infinitamente explorada
Nos últimos anos, a implementação de Inteligência Artificial em diferentes âmbitos da vida só aumentou. Nas empresas, a utilização dessa tecnologia pode ser percebida na automatização de processos internos e na realização de diagnósticos mais assertivos e mais rápidos. O oferecimento de produtos e serviços que contam com a presença da I.A no mercado, ao cliente final, também já é uma realidade.
Assim, devido aos avanços tecnológicos em suas funcionalidades e aplicabilidades, a Inteligência Artificial se mantém como uma tendência constante. Esse tipo de tecnologia ganha cada vez mais força e o cenário de seu desenvolvimento se mostra promissor, já que o campo ainda pode ser infinitamente explorado. Para profissionais das áreas de desenvolvimento de software, educação e marketing, ter uma especialização em qualquer uma das ramificações de IA, como machine learning, deep learning e processamento de linguagem, será um super diferencial no currículo.
5- Metaverso
Apesar de ainda ter uma usabilidade tímida, cada vez mais empresas iniciam suas operações no metaverso, explorando tecnologias para criar novas possibilidades de oferecer produtos e serviços e se aproximar ainda mais dos clientes, fornecedores e parceiros de negócios, além de posicionar competitivamente a marca em um ambiente promissor.
Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner Group – uma das principais empresas especializadas em pesquisa e consultoria sobre tecnologia da informação -, o metaverso terá uma economia virtual própria e a estimativa é de que, até 2027, mais de 40% dos grandes negócios globais utilizarão uma combinação de Web3, Nuvem, Realidade Aumentada (RA) e Gêmeos Digitais em projetos para de metaverso.