O cérebro humano se divide em duas metades semelhantes, os hemisférios cerebrais conectados por feixes de filamentos nervosos e com funções diferenciadas. Os hemisférios controlam a parte inversamente proporcional do corpo humano.
O hemisfério esquerdo é o racional, dominante na maior parte dos humanos, controla o lado direito do corpo, o pensamento lógico, a linguagem oral, já o hemisfério direito, o lúdico, que manifesta a emoção, o simbólico, a criação, controla a parte esquerda do corpo humano.
Tratamentos alternativos que utilizam a arte, ajudam a combater doenças psíquicas e psicossomáticas como depressão, pânico, estresse, fobia e esquizofrenia, sem a necessidade de utilizar unicamente medicamentos para o re-equilíbrio e funcionamento do cérebro.
Uma interação entre tratamentos convencionais e alternativos, possibilitam uma desenvoltura maior da mente através de atividades artísticas, como a dança, música, teatro, artes plásticas, entre outras.
Aprender a desenhar com o hemisfério direito do cérebro ajuda no processo de recuperação da memória, resgate da auto-estima, aumento da longevidade e saúde, já que desenvolve o lado criativo e intuitivo, além de ajudar no combate à depressão, ansiedade e estresse.
Atividades que envolvem o campo das artes contribuem para o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro, responsável pelo processo criativo, assim a pintura ativa o lado lúdico, a criatividade, fortalecendo os hormônios que combatem o estresse, a falta de concentração, as dificuldades de memorização e motoras, entre outros distúrbios mentais e do corpo.