Um programa de 12 passo para comer mais saudável

Através do Digg acabei chegando no blog zenhabits, (40,100 pessoas cadastradas para receber as notícias via feed), no post “A 12-Step Program to Eating Healthier Than Ever Before“.

Primeiro vamos às regras:

  • Aplique as mudanças, uma de cada vez, até que você tenha se acostumado a elas, isso levará entre 3-4 semanas por passo. Mas no espaço de tempo de um ano ano, você estará comendo de forma saudável.
  • Focalize sua energia em cada etapa por pelo menos duas semanas, tentando sempre manter-se focado.
  • Irá parecer difícil demais, porém basta iniciar de vagar, por exemplo ao invés de começar cortando todos os doces, corte apenas bolo e bala.
  • Sempre substitua alimento “ruim” por um alimento saudável que você goste.

Agora vamos aos 12 Passos:

  1. Coma fruta – ao invés de comer besteiras durante o dia, opte por frutas, carregue sempre algumas com você.
  2. Beba água – substitua refrigerantes por água.
  3. Coma pão integral – substitua o pão francês, baguete, pão de forma branco, etc, por pão integral, ou seja evite pães feitos com farinha de trigo.
  4. Adicione verduras frescas no jantar – tente adicionar uma verdura cozida no vapor na hora de jantar, dessa forma corte algum alimento menos saudável que tenha o costume de colocar na mesa durante as refeições.
  5. Elimine a carne vermelha – substitua por aves e mariscos. (no blog sugere que no futuro você poderá cortar as aves e os mariscos do seu cardápio).
  6. Faça sua própria pizza – ao invés de comprar pronta, prepare sua própria pizza, uma das formas é comprar (caso tenha em um supermercado perto da sua casa), massa pronta feita com farinha integral. Comece preparando a versão simples, basta adicionar algum molho, algumas verduras picadinhas (tomate, cogumelo, espinafre, entre outras opções que você encontra na sessão de legumes e verduras do supermercado, feira ou horti-fruti). Escove as verduras com um pouco de azeite de oliva. Caso queira adicione queijo ralado ou queijo de soja.
  7. Coma nozes ao invés de biscoitos – substitua os pacotes de biscoito por amendoim sem sal ou amêndoas cruas.
  8. Beba leite de soja – substitua o leite que está acostumado a beber por leite de soja que é muito mais saudável.
  9. Coma cereal integral – se você gosta de comer cereal, substitua o doce pelo integral.
  10. Esqueça das balas, bombons , etc – substitua todos esses doces por frutas como: morango, amora, framboesa, mirtilo.
  11. Tofu mexido ao invés de ovo frito – caso coma ovo frito, substitua por tofu.
  12. Tente preparar jantares regados a verduras – experimento aqueles que você ainda não comeu.

Aos 30&Alguns,:

  • comer fruta, beber água, comer pão integral, adicionar verduras ao jantar, não vejo problemas.
  • cortar a carne vermelha da minha, isso já se torna algo praticamente impossivel.
  • fazer a própria pizza com massa pronta integral, terei que dar uma pesquisada, pois não é algo que vejo nas prateleiras dos supermercados.
  • comer nozes ao invés de biscoitos até posso fazer.
  • bebe não suporto nenhum tipo.
  • não como cereal.
  • tofu mexido acho que até deve ser bom, mas é necessário pesquisar uma receita na internet.
  • jantar regados a verduras não tem problemas, mas é necessário uma carninha ou franguinho ou peixinho.

E vocês o que acham?

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13 thoughts on “Um programa de 12 passo para comer mais saudável

  1. Muito legal mas… sinceramente… eu não conseguiria seguir essas dicas.

    Em verdade, o que o post quer dizer é: USE O BOM SENSO e não exagere. Não é?

  2. Veri
    eu tenho esta alimentação descrita acima, menos o tofu mexido. Como descendente de japoneses eu confesso que acho um “nojo” estas invenções com tofu… totalmente desnecessárias. Numa alimentação saudável o ovo não faz mal, é um acréscimo proteico e calórico positivo em alguns casos. Creio que o autor falou porque em algumas culturas o ovo mexido no café da manhã é uma tradição, mas no nosso caso é dispensável.
    Abraços
    Sam

  3. São boas dicas, é claro que vai depender do perfil de cada um.
    Carne vermelha por exemplo, eu não deixei de comer, mas diminuí bastante. Agora prefiro frango e peixe.
    Mas comer pizza de verdura, pra mim não dá, rsss.
    No geral são dicas simples e que podem ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada.
    abs

  4. Tranquilidade por aqui também… mas concordo contigo: sem carne não rola…
    Adoro sushi mas não troco por um bom churrasco… eheheheh
    Ah! Detalhe: gosto do churrasco tão mal-passado que, se sobrar carne depois do almoço dá de soltar o boi no pasto… huahauahuaah
    Beijoca Linda!
    😉

  5. Vou morrer comendo. E na pior das hipoteses, darei trabalho para enfermeiras, médicos, SUS, esposa, filhos e todos ao redor, mas, ficarei decepcionado se morrer sadio, malhado e com saúde de ferro!

  6. Pingback: Postagem Coletiva “Faça uma Declaração de Amor a alguém” | 30 & Alguns

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