A vacinação é uma das melhores formas de prevenir doenças e, agora, com a chegada da Gardasil 9, uma vacina nonavalente contra o HPV, o combate ao câncer de colo de útero pode ser ainda mais eficaz
Segundo o INCA, esse é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil, com 17 mil novos casos estimados para 2023. A Gardasil 9, além de proteger contra os quatro genótipos já contidos na vacina quadrivalente (6, 11, 16 e 18), protege também contra mais cinco subtipos (31, 33, 45, 52 e 58), que são responsáveis por um acréscimo de 20% dos casos de câncer de colo de útero, totalizando uma proteção de até 90%.
A eficácia da vacina contra o HPV é comprovada e indicada para meninos e meninas, homens e mulheres de 9 a 45 anos. Estudos indicam que a vacina é responsável por proteger até 85% dos casos de câncer vaginal e mais de 70% dos casos de câncer de colo de útero.
O câncer de colo de útero é altamente evitável, sendo diretamente relacionado à infecção persistente por alguns subtipos do vírus HPV. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2023, estima-se que ocorram 17 mil novos casos no Brasil. Os dados são alarmantes, sobretudo para mulheres negras e indígenas, que têm uma probabilidade ainda maior de mortalidade por essa doença.
A Dra. Marcia Datz Abadi, Diretora Médica da MSD Brasil, enfatiza que a vacinação contra o HPV é mais efetiva na infância, por induzir a produção de mais anticorpos e garantir a proteção contra o vírus antes do contato com o mesmo. No entanto, a recomendação da Febrasgo é que todas as mulheres adultas sejam vacinadas, inclusive aquelas que já trataram lesões causadas pelo HPV, uma vez que estudos clínicos mostraram redução de até 80% no risco de novas lesões ou reinfecções após a vacinação.
Os tabus em torno do HPV devem ser quebrados, visto que se trata de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Proteger-se é uma responsabilidade pessoal e coletiva. A vacinação é uma forma de prevenção e, sem dúvida, a vacina nonavalente Gardasil 9 é um avanço significativo na luta contra o câncer de colo de útero e outros tipos de tumores.