Visitas Virtuais

Visitas virtuais a museus reforçam aulas de história durante a pandemia

Durante a pandemia, o conteúdo das aulas de história pode ser reforçado com o acesso a acervos online e visitas virtuais a museus que ajudam a contar a nossa história

Entre eles, o Museu Republicano “Convenção de Itu” (Itu/SP), Museu Imperial (Petrópolis/RJ), Museu da República (Rio de Janeiro/RJ) e Museu da Inconfidência (Ouro Preto/MG) são alguns exemplos de instituições que oferecem essa possibilidade e de forma gratuita.

Para a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano “Convenção de Itu”, os recursos tecnológicos tornam a aula mais atrativa aos alunos e contribuem para o aprendizado. “Ao visitar uma exposição, o professor tem a oportunidade de realizar uma abordagem analítica da história por meio dos acervos presentes no museu, facilitando a compreensão por parte dos estudantes”, diz a supervisora do MRCI.

“Naturalmente que a visita online não oferece as mesmas sensações de vivenciar esses espaços presencialmente, mas é uma forma de acessá-los de forma imersiva, com possibilidades de se escolher o roteiro a ser percorrido dentro do Museu, se deter nas obras de maior interesse e, de fato, conhecer o acervo e o edifício”, conclui.

Abaixo, o que cada um dos Museu mencionados acima tem a oferecer:

Museu Republicano “Convenção de Itu”

Visitas Virtuais
Conhecido também como apenas Museu Republicano, é um museu especializado no período da República Velha. Localizado na cidade paulista de Itu, onde se reuniram em 1873 partidários da derrubada do regime monárquico brasileiro

Tem um acervo dedicado especialmente ao período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Para fazer a visita virtual, clique aqui.

Museu Imperial

Visitas Virtuais
Popularmente conhecido como Palácio Imperial, museu histórico-temático localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, instalado no antigo Palácio de Verão do imperador brasileiro Dom Pedro II

Possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos. Para fazer a visita virtual, clique aqui.

Museu da República

Museu histórico cuja sede é o Palácio do Catete, situado no bairro do Catete, zona sul da cidade do Rio de Janeiro

Composto por dois grandes conjuntos de documentos, o Arquivo Histórico é formado por 29 coleções relacionadas a personagens ou acontecimentos que marcaram de alguma forma a história republicana brasileira; e o Arquivo Institucional com a documentação resultante da trajetória de funcionamento do Museu da República desde sua criação em 1960. Para fazer a visita virtual, clique aqui.

Museu da Inconfidência

Museu histórico e artístico que ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e mais quatro prédios auxiliares na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais

Abriga objetos e documentos relacionados aos fatos históricos da Inconfidência Mineira e a seus protagonistas, além de obras de arte ou de valor histórico consideradas expressivas para o conhecimento da formação de Minas Gerais. Para fazer a visita virtual, clique aqui.

Curta nossa página 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.